Menu

Cruzeiro joga mal e perde a segunda seguida no Brasileirão

30/07/2018 às 02:33
Tempo de leitura
4 min

O Cruzeiro perdeu a segunda partida seguida no Campeonato Brasileiro e viu a perseguição às primeiras colocações da competição ficar comprometida. A equipe celeste foi derrotada pelo São Paulo, atual vice-líder da competição, por 2 a 0, em pleno Mineirão. Diego Souza e Éverton fizeram os gols da partida.

Mais uma vez promovendo o rodízio de atletas, Mano Menezes entrou com Ariel Cabral, Federico Mancuello e Rafinha, nos lugares de Lucas Silva, que estava suspenso, Thiago Neves e Robinho. Com essa formação o time perdeu muito em dinâmica e velocidade, não conseguindo impor um ritmo que assustasse o São Paulo. No primeiro tempo, por exemplo, a equipe de Mano Menezes detinha maior índice de posse de bola, com mais de 60% do tempo em poder da pelota, mas era pouco incisivo e grande partes desses passes eram trocas laterais entre os meio campistas da equipe.

Já o São Paulo esperava o Cruzeiro e buscava sair nos contra-ataques, se aproveitando da velocidade de seus pontas João Rojas e Éverton, que davam muito trabalho à defesa celeste. E foi assim, num contragolpe que saiu o primeiro gol da partida. A bola estava em posse do Cruzeiro, numa falta na intermediária. Edilson bateu forte e Sidão espalmou. A bola sobrou então para Mancuello, que mesmo estando próximo da pequena área, conseguiu cruzar para fora da grande área, no outro lado. Reinaldo então pegou a bola, ganhou de Ariel duas vezes, no corpo e na velocidade, e virou o jogo. Então Éverton e João Rojas fizeram rápida jogada que envolveu o sistema defensivo celeste e então Rojas teve liberdade o suficiente para cruzar na medida para Diego Souza marcar.

Mas nem a inferioridade no placar e o apoio da torcida serviram para acordar o Cruzeiro em campo e a equipe celeste seguiu sem conseguir assustar o São Paulo. Mancuello mais uma vez era nulo em campo e Cabral e Henrique passavam longe da intensidade necessária numa partida de alto nível.

No segundo tempo o time celeste voltou melhor, mas longe do necessário para assustar o São Paulo. David entrou no intervalo, mas demonstrou estar num ritmo totalmente abaixo do necessário e mais atrapalhou que ajudou. Raniel também entrou no decorrer da partida, mas também não conseguiu fazer nada demais.

E quando a fase não tá boa, nada parece dar certo. Aos 26 do segundo tempo, Arrascaeta foi derrubado na área por Anderson Martins. O árbitro não titubeou e assinalou pênalti. Barcos foi para a bola, deslocou Sidão, mas carimbou o travessão.

E quatro minutos depois, em mais um contra-ataque, o São Paulo fechou o caixão celeste. Após partir em velocidade, Reinaldo chutou da entrada da área e Fábio até conseguiu defender. Mas no rebote, a bola voltou para Reinaldo que teve todo tempo do mundo para olhar e tocar para Éverton que só empurrou para as redes. 2 a 0.

O que mais assusta nem é o resultado em si, pois o São Paulo é o vice-líder e tem um grande treinador, além de um elenco fortíssimo. O que preocupa o torcedor é a postura da equipe em campo. O Cruzeiro terminou a partida com seis finalizações, sendo apenas duas delas no gol. E nenhuma das duas com grande perigo. Uma num chute de muito longe de Edilson e outra num desvio de Arrascaeta, onde Sidão defendeu sem dificuldades. E isso jogando em casa e atrás no placar em grande parte do jogo. Esse Cruzeiro assusta, negativamente, de menos ao grande Mano Menezes que justificou na coletiva não ter feito a terceira substituição por no seu ver o time estar bem.

Agora o Cruzeiro muda o foco para a Copa do Brasil. Sua próxima partida será na quarta-feira, contra o Santos, fora de casa, pelas quartas de final da competição.

Leia também: É hora de apostar

Última atualização em 19/08/2022 às 10:59