Com 98% de chance de título, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético entra em campo na noite deste sábado, 20 de novembro, às 19h, no Mineirão, para enfrentar o Juventude, em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão do SporTV (menos para Minas) e Premiere.
O confronto contra o Juventude tem cara de decisão para as duas equipes. Pelo lado do Atlético, a vitória fará o time alcançar 74 pontos, o que deixa a equipe a apenas um ponto da marca estimada para conquistar o campeonato (75 pontos). Pelo outro lado, o Juventude briga contra o rebaixamento na 15º posição, com 39 pontos, a apenas três do 17º colocado, Bahia.
A equipe de Caxias do Sul vem de uma invencibilidade de cinco jogos, tendo três vitórias consecutivas, e o Atlético venceu suas últimas quatro partidas. Porém, o Galo é o melhor mandante do Brasileirão, com um empate e uma derrota apenas, dando em um aproveitamento de 89,58%. Para empurrar o Galo neste sábado, cerca de 61 mil atleticanos são aguardados no Mineirão.
O Atlético nunca perdeu para o Juventude jogando em casa. Foram sete jogos pelo Brasileirão e um pela Copa do Brasil. Apenas uma vez o Galo empatou. Foram 17 gols marcados e apenas 7 gols sofridos. A última vez que ambas as equipes se enfrentaram em Belo Horizonte foi em 2007, quando o Alvinegro venceu por 4 a 1, com gols de Leandro Almeida, Marinho, Thiago Feltri e Eder Luis. O clube mineiro, comandado por Emerson Leão, atropelou o time gaúcho, que foi rebaixado no fim daquela temporada.
Contando todo o retrospecto do confronto, foram 12 vitórias atleticanas, quatro empates e quatro derrotas. O Atlético marcou 32 gols e sofreu 18.
Prováveis escalações
Atlético
O Atlético tem duas dúvidas para o jogo: o zagueiro Júnior Alonso, que sofreu uma pancada no joelho em jogo da Seleção do Paraguai, e o meia Nacho Fernández, que se recupera de dores musculares.
Por outro lado, o Galo terá o retorno de quatro jogadores: o meia Alan Franco e os atacantes Savarino e Eduardo Vargas, que estavam com suas seleções, além do lateral-esquerdo Guilherme Arana, que retorna de suspensão.
Assim, o Atlético deve ser escalado com: Everson; Mariano, Réver (Júnior Alonso), Nathan Silva, Guilherme Arana; Allan, Jair e Zaracho; Keno, Hulk e Diego Costa (Nacho Fernández).
Técnico: Cuca.
Juventude
O Juventude deve ir a campo com quase o mesmo time que venceu o Fluminense, em casa, na última rodada. O lateral-direito Michel Macedo e atacante Sorriso retornam de suspensão e “reforçam” o time gaúcho diante do Galo. Já o meia Elton segue se recuperando de lesão.
Sendo assim, a provável escalação do Juventude conta com: Douglas Friedrich; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Dawhan, Jadson, Guilherme Castilho e Wagner (Wescley); Capixaba e Ricardo Bueno.
Técnico: Jair Ventura.
Arbitragem
- Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
- Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Miguel Caetano Ribeiro da Costa (SP)
- Quarto Árbitro: Wanderson Alves de Sousa (MG)
- Árbitro de Vídeo (VAR): Péricles Bassols (SP)