A Defesa Civil de Congonhas e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) realizarão uma simulação de evacuação de emergência para rompimento de barragem na próxima quinta-feira, 4 de novembro, às 9h.
O som real das sirenes terá duração de aproximadamente sete minutos, de acordo com a mineradora. A simulação será no antigo bairro Plataforma.
Segundo a Defesa Civil, a sirene terá o volume do som diminuído para que apenas a localidade apontada ouça. Atualmente existem quatro imóveis habitados no antigo bairro Plataforma.
A CSN distribuirá panfletos informativos para as famílias que moram na localidade com informações referentes ao treinamento. O mesmo material de orientação será distribuído nas estradas de acesso à localidade para pessoas que eventualmente estejam passando pelo local no momento da simulação. Os moradores, portanto, serão orientados a evacuarem-se de suas casas, deslocando-se para o Ponto de Encontro.
Em caso de dúvida, entre em contato com a Defesa Civil pelos telefones: 199 ou (31) 98476-5045.
A estrutura é a maior barragem em área urbana do mundo, com cerca de 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos, quatro vezes maior que a do Córrego do Feijão, que se rompeu em janeiro de 2019, em Brumadinho.