Primeiro desenho animado totalmente em Libras é lançado no YouTube

Publicado: última atualização em 0 comment

De acordo com o Ministério da Saúde, a surdez atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil. No entanto, apesar desse número expressivo, ainda faltam alternativas na indústria cultural infantil para esse público.
Refletindo sobre este fato, Paulo Henrique dos Santos, que trabalha com animação infantil há sete anos, decidiu criar um desenho inteiramente em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O primeiro episódio da animação foi lançado no YouTube na última quarta-feira (26), data marcada pelo Dia Nacional do Surdo.
Paulo Henrique explica que a inspiração para criar o desenho surgiu a partir de situações do cotidiano que o fizeram perceber o quanto a população está despreparada para se comunicar com os surdos. “Eu estava em um casamento, sentado ao lado de um a pessoa surda e não sabia como pedir sal a ela. Notei que precisava de um mediador para conversar com uma pessoa que é brasileira. E achei isso muito bizarro”, conta.
O produtor ainda afirma que o meio acadêmico, em geral, não parece dar a devida atenção a inclusão da linguagem de sinais: “eu aprendi judô na escola, que não me ajudou em nada na minha vida, mas eu não tive libras”.  Essas e outras situações o fizeram investir no nicho.
Leia também: Confira as estreias da Netflix no mês de outubro

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS