O Ministério da Saúde iniciou uma campanha de vacinação contra o Sarampo no dia 10 de fevereiro. Neste sábado, em todo o país, unidades de saúde irão imunizar pessoas de de 5 a 19 anos de idade. É o “Dia D”.
A campanha vai até o dia 13 de março, no entanto, foi necessário que os trabalhos se intensificassem devido a confirmação do óbito de um bebê de oito meses, que viva em um orfanato no Rio de Janeiro e contraiu o vírus. No Brasil não havia registro de óbito decorrente do vírus desde o ano 2000.
O Ministério da Saúde tem alertado os brasileiros sobre a urgência e importância da imunização: “Não arrisque ter que dizer adeus a um filho para sempre. O sarampo pode matar. Faça parte do Movimento Vacina Brasil. Mais proteção para sua família”, divulgou o órgão público.
A meta do Ministério da Saúde é eliminar o Sarampo do Brasil até o mês de junho deste ano. Até dezembro de 2019 houve registro de mais de 19 mil casos confirmados.
A Tríplice Viral protege não apenas contra o Sarampo, como combate a Rubéola e Caxumba.
Quem deve vacinar na primeira etapa da campanha contra o Sarampo?
Crianças e jovens entre 5 e 19 anos de idade que não tenha tomado pelo menos duas doses da vacina.
Quem não pode tomar Tríplice Viral?
– Gestantes
– Crianças menores de 5 anos
– Pessoas que possuem Imunossupressão
Sarampo
O Sarampo é o nome da doença causada pelo vírus Sarampo (Measles morbillivirus). Ela é infecciosa, transmissível, viral e extremamente contagiosa principalmente entre crianças.
Sintomas do Sarampo
Os primeiros sintomas do Sarampo são:
– febre acompanhada de tosse persistente,
– irritação ocular e corrimento do nariz.
Em sua progressão os seguintes sintomas podem surgir:
– aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias
– pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo)
– lesão cerebral
– pode atingir as vias respiratórias, causar diarreias e até infecções no encéfalo
O Sarampo Mata.
Os grupos mais vulneráveis que podem sofrer gravemente ao serem contaminado pelo Sarampo são as gestantes, desnutridos, os recém-nascidos e pessoas portadoras de imunodeficiências.
Transmissão
A transmissão do Sarampo pode ocorrer através de tosse, espirros, fala e até mesmo por meio da respiração.
Em Ouro Preto, a campanha de vacinação contra o Sarampo acontece em todos os postos de saúde do município, se estendendo aos postos localizados nos distritos.
Para receber a dose da vacina procure uma unidade de saúde mais próxima da sua casa. É necessário a apresentação do cartão de vacinação.