O que você procura?


"Anarriê!": Dicas para fazer festa junina em casa

Elis Bohrer 3 de junho de 2020 às 06:30
Tempo de leitura
5 min

A rotina mudou para muitos brasileiros após o surgimento do novo coronavírus. Além de estarem impossibilitados de trabalhar, parte da população também está sem poder participar de festas. Se você é fã de festas juninas, não fique triste, logo tudo isso vai passar e você poderá curtir bastante, afinal, temos o direito de sorrirmos e sermos felizes. Você não precisará esperar chegar o período junino do próximo ano, reúna-se com sua família, ou se você é sozinho, não tem o menor problema, faça a sua própria festa junina com as dicas que vamos dar abaixo.
Cientes das dificuldades financeiras que muitas famílias estão passando, preparamos dois tipos de festa junina, e caberá a você escolher a que atenderá a sua demanda.
Antes de começar, precisamos pensar que festa junina é confraternização, é estar com pessoas amadas. No Brasil, muitos shows são promovidos para celebrar o momento, mas. em casa, você pode ter um músico na família que pode embalar a noite sertaneja, do contrário, coloque Dominguinhos, Luiz Gonzaga ou Falamansa no som (no talo) e “forrozear” bastante com os seus entes.
Outra dica aqui que pode garantir a diversão é fazer brincadeiras com as crianças, como dança da cadeira, criar um pesca peixe com prêmios simbólicos ou até mesmo promover uma quadrilha familiar, use a criatividade.

Festa Junina 1

Roupas

Se você é adulto e não ganhou muitos quilos (o que é difícil risos), pode reaproveitar as roupas do ano passado.  Caso elas não te sirvam mais, tente uma adaptação, ou aposte em um look country . No caso das mulheres, a dica aqui é amarrar uma camisa e tirar aquela bota guardada e botar para jogo. Já no caso dos homens, uma causa jeans e camisa xadrez pode atender.
Para as crianças os adereços podem fazer diferença. Para as meninas as tradicionais maria chiquinhas e a maquiagem com pintinhas no rosto já trazem o clima festivo. Para os meninos o desenho do bigode e a calça rasgadinha atente bem.

Comes e bebes

Canjica

Um prato que não pode faltar nas festas juninas é a canjica. No mercado é possível encontrar um quilo de canjica branca por valores próximos a R$ 10.
Para fazer uma canjica básica você precisará apenas da canjica, leite e açúcar. Se estiver dentro das suas condições financeiras, você pode  acrescentar uma canela ou um cravo para dar um gosto especial ao prato.

LEIA TAMBÉM:  5 fatores para melhorar a qualidade de vida no trabalho

Quentão

Que tal uma bebidinha para esquentar nos dias frios? O quentão é a bebida oficial das festas juninas brasileiras. Ele é preparado basicamente com cachaça, água, açúcar, gengibre, limão, canela e cravo.

Milho, broa de milho, pipoca e curau

Nada simboliza mais esse período interiorano do que o milho. O milho remete ao que é de roça, ao ato de semear e colher, traz esse espírito.
Além de fazer o milho assado em uma fogueira, ou cozinhar as espigas com água na panela mesmo, é possível criar outras iguarias, como a broa de fubá, pipoca e o curau. O amarelinho dá um charme especial na mesa da festa.

Caldos

Você vai estar em casa mesmo, então aproveite e tire o dia para cozinhar caldos, pois, além de aquecer o corpo dos seus familiares, certamente a ocasião acalentará os corações. Aposte em caldos de feijão, mandioca, uma canjiquinha também vai bem. Capriche no cheiro verde.

Festa Junina 2

Roupas

Muitas lojas estão trabalhando no sistema de delivery. Desse modo, é possível que  você encontre peças ou adereço que te ajude a entrar no clima “anarriê”.

LEIA TAMBÉM:  4 dicas para deixar o quarto dos seus filhos mais colorido

Comes e Bebes

Canjica

Além de usar leite, canjica, cravo e canela na sua canjica, você pode acrescentar também leite condensado, cocô ralado e amendoim triturado. As bolinha brancas ganharão um caldo encorpado.

Quentão

Você pode aproveitar o tempo que está sobrando para fazer um quentão especial, usando, além da tradicional cachaça, um pouco de vinho. Não se esqueça de acrescentar o limão, cravo e a canela, que são a base para um quentão raiz.

Milho

A partir do milho há inúmeras possibilidades no que diz respeito a pratos juninos. Você já experimentou o suco de milho? Se você gosta do legume, pode se apaixonar pelo suco.
A dica aqui é preparar também uma deliciosa broa de milho com queijo, coco e erva doce.
Já conhecida há décadas, a pamonha também é uma opção de prato para se preparar usando o milho. Ela pode ser de recheio doce ou salgado.

Doces

Pé de moleque, doce de leite, curau, bolos com diversas coberturas, maçã do amor, cocada, maria mole, queijadinha, e entre outros. Na festa junina há uma variedade de doces.