Discurso de Bolsonaro em Davos repercute internacionalmente

Publicado: última atualização em 0 comment

Discurso de Bolsonaro em Davos repercute internacionalmente

Presidente Jair Bolsonaro discursa durante Sessão Plenária do Fórum Econômico Mundial em Davos – Foto: Alan Santos/PR / DAVOS / Agência Brasil

O discurso de Jair Bolsonaro na abertura do Fórum Econômico Mundial em Davos, não empolgou muito a imprensa mundial.

“O novo presidente do Brasil fracasso em sua estreia no exterior“, foi o título da reportagem do The Washington Post.

“Com seus instintos nacionalistas, seu estilo de homem forte e sua história de fazer declarações grosseiras sobre mulheres, gays e grupos indígenas, Bolsonaro é, em muitos aspectos, a própria antítese do ‘Homem de Davos’ – o termo usado para descrever o tipo de pessoa que participa da conferência anual”, classificou o The New York Times.

Mesmo assim, publicações do mercado financeiro mundial, em tom de elogio, destacaram pontos importantes do discurso.

O Financial Times e o Wall Street Journal destacaram a fala do presidente de abrir o mercado brasileiro e elogiou o novo tom do presidente, que mostrou-se mais comedido e buscou fugir das falas controversas atribuídas a ele.

Ainda segundo publicações, os investidores estão empolgados e Bolsonaro tem o “pêndulo em sua direção”.

No Brasil, a fala do presidente dividiu opiniões.

Alguns veículos deram ênfase às promessas de Chefe do Executivo, como a de manter o Brasil no acordo de Paris sobre o clima, compatibilizar a preservação ambiental com os avanços econômicos e elevar o país e ao ranking dos melhores países para negócios.

Por outro lado, os mais críticos do governo se preocuparam mais em destacar o fato de o presidente ter viajado para a Suíça no avião comprado no primeiro governo petista, o “Aerolula”, além de noticiarem também que Jair Bolsonaro usava casaco sobretudo em um ambiente climatizado, entre outras tantas superficialidades.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS