Líder do Campeonato Brasileiro, com 59 pontos, o Atlético é o melhor time do Brasileirão neste momento, com 10 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, Flamengo. No entanto, o clube carioca tem dois jogos a menos e é o atual bicampeão da competição, além de ser conhecido como o time a ser batido no Brasil. Com esse clima que Galo e Urubu se enfrentam neste sábado, 30 de outubro, ás 19h, no Maracanã. A partida terá transmissão do Premiere.
O Campeonato Brasileiro está na reta final e, como diz o bordão utilizado pelos canais de comunicação do Atlético, todo jogo é decisão. O Galo vem embalado para a partida, citado como o favorito por alguns comentaristas, já que, além da liderança, o Alvinegro vem de três vitórias consecutivas e uma classificação para a final da Copa do Brasil, enquanto o Flamengo não vence há quatro jogos, foi eliminado no principal torneio eliminatório do país nas semifinais e tem o cargo de seu treinador, Renato Gaúcho, balançado.
Além de tudo isso, Atlético e Flamengo é um duelo conhecido como uma das maiores (ou a maior) rivalidade interestadual do país, principalmente pela década de 1980, em que ambos decidiram o título do Campeonato Brasileiro de 1980 (vencido pelos cariocas) e tiveram um dos jogos mais polêmicos da história do futebol brasileiro na Copa Libertadores de 1981, em que cinco jogadores atleticanos foram expulsos e o Galo foram eliminados da competição.
Porém, recentemente, o Atlético mantém uma invencibilidade de três jogos contra o rival, vencendo todos eles. A última derrota atleticana contra o Flamengo foi em 2019, por 3 a 1, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Um outro confronto recente e marcante entre as duas equipes foi em 2014, pelas semifinais da Copa do Brasil, em que o rubro-negro fez 2 a 0 no jogo de ida, ampliou o placar no jogo da volta, no Mineirão, e sofreu a virada, levando quatro gols atleticanos, vendo o Alvinegro se classificar para a final e vencer a competição diante do Cruzeiro.
Para o confronto, o técnico Cuca terá seu elenco inteiramente à disposição, tendo o zagueiro Nathan Silva, o lateral-direito Mariano, o volante Allan e o atacante Savarino de volta. Já no Flamengo, Renato Gaúcho não poderá contar com o meia De Arrascaeta e o atacante Pedro, ambos lesionados. Além deles, o meio-campista Diego Ribas está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e o zagueiro David Luiz segue em recuperação física e também fica de fora do jogo.
Na última vez que Atlético e Flamengo se encontraram, o Galo venceu por 2 a 1, no Mineirão, com dois gols de Savarino para o Galo e um de Willian Arão para o rubro-negro.
Caso o Atlético vença, a distância para o segundo colocado sobe para 13 pontos, faltando nove rodadas para o fim do campeonato, que o Galo não vence há 50 anos.
Prováveis escalações
Flamengo: Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, Léo Pereira (David Luiz) e Filipe Luís; Willian Arão, Thiago Maia, Andreas Pereira e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho.
Atlético: Everson; Mariano (Guga), Nathan Silva, Júnior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair e Zaracho; Nacho Fernández, Keno (Diego Costa) e Hulk. Técnico: Cuca.
Arbitragem
- Árbitro: Anderson Daronco (RS)
- Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) eMichael Stanislau (RS)
- Quarto Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
- VAR: Daniel Nobre Bins (RS)