Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
Ouro Preto sediará uma sequência intensa de shows nesta quarta-feira, 6. Flávio Venturini e Beto Guedes se apresentam suscetivelmente no Festival de Inverno promovido pela UFOP em parceria com a prefeitura. Trata-se da rememoração dos 50 anos do álbum “Clube da Esquina”.
Os dois artistas fizeram parte do movimento musical belo-horizontino que consagrou a música mineira, o Clube da Esquina, mesmo nome de um dos maiores discos brasileiros, certamente ele elevou a música do país para outro nível!
Embora Flávio Venturini e Beto Guedes tenham se destacado através do movimento musical mineiro, eles seguiram suas carreiras solos, cada um com sua proposta musical. Agora, com 72 (Venturini) e 70 anos (Guedes), cinquenta anos depois do lançamento do “Clube da Esquina”, os dois comemoram em apresentações memoráveis para quem assistir.
Flávio Venturini
Desde os três anos de idade a musicalidade era muito nítida no cantor, compositor e tecladista Flávio, que na adolescência, aos 15 anos, começou a estudar acordeom. O “romance” não durou muito tempo, pois depois que ganhou um piano, se apaixonou pelo instrumento e dali em diante não parou mais de estudar.
Além de participar do Clube da Esquina, Venturini se aventurou na banda carioca “O Terço”, em que a proposta musical principal era o rock progressivo e rural. Ele permaneceu por dois anos (1974 a 1976) na banda, em seguida fundou a banda 14 Bis, em que prestou suas contribuições musicais entre 1980 e 1989. Depois disso deslanchou em uma impecável carreira solo.
Colecionador de sucessos que embalaram e continuam embalando relacionamentos diversos e dono de um falsete singular, Flávio Venturini se consolidou nacionalmente com letras e melodias românticas. Conheça alguns sucessos de sua autoria:
- Todo Azul do Mar
- Noites com Sol
- Céu de Santo Amaro – música de Johann Sebastian Bach com adaptação de Flávio Venturini
- Beija-flor
- Besame
- Nascente
Beto Guedes
Natural de Montes Claros, Beto Guedes é ninguém menos do que o compositor de uma das obras musicais mais lindas do Brasil, que agora é tema do romance de Joventino e Juma Marruá em Pantanal, “Amor de Índio”. Ele escreveu a música juntamente com Ronaldo Bastos.
Beto Guedes participou do primeiro festival de música aos 18 anos, na ocasião ele submeteu aos jurados do V Festival Internacional da Canção a música “Feira Moderna”, que escreveu junto com Lô Borges e Fernando Brant.
Dono de 13 álbuns e participante de outros quatro, incluindo o “Clube da Esquina”, Beto Guedes dispensa comentários sobre sua carreira e obras. Relembre seus sucessos.
- Sal da Terra
- Quando te Vi – versão em poruguês da música de Meredith Wilson
- Canção do Novo Mundo
- Espelhos D´água
- Feira Moderna
- Gabriel
- Andaluz
- Olhos de Jade
Flávio venturini e Beto Guedes em Ouro Preto
Dia: 6/07 (quarta-feira)
Horário: Flavio Venturini, às 21h e Beto Guedes às 23h
Local: Estacionamento do Centro de Artes e Convenções da UFOP
Entrada: Gratuita
Relembre a versão original de “Amor de Índio”, com Beto Guedes.