Take a fresh look at your lifestyle.

Escolas de BH e Contagem oferecem cursos gratuitos para jovens e adultos

De 2 de outubro a 4 de novembro, a Sociedade Inteligência e Coração (SIC), entidade civil de assistência social, sem fins lucrativos, recebe inscrições para os cursos gratuitos Profissionalizantes, Técnicos e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), no Barreiro, em Belo Horizonte e no Colégio Agostiniano Frei Carlos Vicuña, em Contagem.
 
No site www.oportunidadequetransforma.com.br, os interessados encontrarão informações sobre os cursos, que terão início no 1º semestre de 2019. Um dos pré-requisitos para concorrer a uma vaga das bolsas de estudos é possuir renda per capita familiar máxima bruta de um salário mínimo e meio, comprovado por meio de uma avaliação socioeconômica.
 
Além da bolsa de estudos integral, o aluno recebe também gratuitamente o material didático, uniforme, lanche e equipamentos de proteção individual (EPI’s) para frequentar os laboratórios que demandam EPI.
 

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Destinados àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Médio na idade de direito, o Colégio Agostiniano Frei Carlos Vicuña e a Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA) estão com inscrições abertas para os cursos gratuitos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas serão realizadas no turno da noite e as vagas são limitadas. No Colégio Agostiniano Frei Carlos Vicuña também serão oferecidos cursos da EJA para os anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º períodos).
 
A idade mínima para matrícula em cursos de Ensino Fundamental (8º e 9º períodos) da EJA é de 15 anos e do Ensino Médio (1º ao 3º período) é de 18 anos. Cada série é realizada em seis meses.
 
 

Cursos profissionalizantes

 
A Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA) também recebe inscrições para os cursos profissionalizantes gratuitos de Informática para iniciantes (50 vagas), Básico de corte e costura (20 vagas), Redes e manutenção de computadores (30 vagas), Pacote Office (30 vagas), Modelagem e costura industrial (20 vagas), Básico de mecânica de autos (20 vagas), Usinagem Mecânica (20 vagas), Malharia, moda praia e moda íntima (20 vagas), Eletroeletrônica industrial (20 vagas), Eletricista predial e industrial (20 vagas) e Tornearia (20 vagas) .
Por meio do projeto “Oficina do Saber”, a EPSA ainda oferece cursos gratuitos na Comunidade Vila Cemig (Rua Coletivo, 66): Redes e Manutenção de Computadores (10 vagas), Modelagem e costura industrial (10 vagas) e Cidadania com arte: alfabetização, bordado e canto coral (40 vagas).
 
 

Educação Profissional Técnica de Nível Médio

 
Também na Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA) serão ofertadas vagas para a “Educação Profissional Técnica de Nível Médio”. Os cursos ofertados, com duração de 1 ano e meio, são:  Técnico em Eletromecânica (45 vagas), Técnico em Manutenção Automotiva (50 vagas) e Técnico em Informática (30 vagas). Para concorrer a uma das vagas, é necessário ter o Ensino Médio completo ou a 2ª série em andamento.
O candidato que participou da edição do Enem 2017 poderá usar o resultado para concorrer a uma vaga nesta modalidade sem necessidade de realizar a prova de seleção.
 
 

Ensino Médio Regular

Também serão ofertadas vagas para as 1ª e 2 ª séries do Ensino Médio Regular na EPSA. O Processo de Concessão de Bolsas de Estudo 2019 será realizado em duas etapas: através de Prova de Seleção (constituída de questões objetivas de múltipla escolha em matemática e português, além de redação) e avaliação socioeconômica.
Essa modalidade de ensino é destinada a adolescentes e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, que querem se preparar para o ensino superior e desejam adquirir um diferencial competitivo ao disputarem vagas nas universidades.
 
———————————————–
 

SOBRE A SIC, EPSA E COLÉGIO AGOSTINIANO FREI CARLOS VICUÑA

A SIC (Sociedade Inteligência e Coração), dos freis agostinianos, é uma entidade civil de educação e assistência social, sem fins lucrativos, de caráter beneficente, cultural e de promoção humana. Com sede em Belo Horizonte (MG), está há 84 anos no Brasil, atuando com protagonismo e excelência nas áreas de educação, assistência e evangelização pastoral.
 
É a mantenedora das quatro unidades do Colégio Santo Agostinho e de quatro obras sociais no âmbito da educação, entre elas a Escola Profissionalizante Santo Agostinho e o Colégio Agostiniano Frei Carlos Vicuña.  Atualmente, são atendidos diretamente pela SIC cerca de 8,5 mil alunos nas quatro unidades do colégio e outros 4 mil alunos pelas obras sociais.
EPSA
Criada no ano 2000, a EPSA tem como objetivo promover o ser humano por meio da educação e do trabalho. São mais de 20 cursos gratuitos nos segmentos de Qualificação Profissional, Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio, Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos – EJA.
COLÉGIO AGOSTINIANO FREI CARLOS VICUÑA 
Criado no ano de 2013, o Colégio Agostiniano Frei Carlos Vicuña tem como objetivo promover o ser humano por meio da educação no resgate da cidadania e na inclusão social. São oferecidos, de maneira gratuita, cursos dos segmentos Ensino Fundamental e Ensino Médio para Jovens e Adultos – EJA – com a qualidade do ensino agostiniano.

Leia também:  Samarco iniciará obras em Mariana-MG que vão gerar 750 empregos

Close