O Grupo E é um dos mais fortes da Copa do Mundo de 2022. A chave conta com Alemanha e Espanha, duas potências europeias e presentes no hall das três últimas seleções campeãs do mundo. Além disso, as frequentes equipes de Costa Rica e Japão frequentam o grupo, de olho em jogar água no chope das favoritas.
A tendência é de que alemães e espanhois, mesmo longe de viverem seus melhores momentos, dominem o grupo. Mas nunca se pode subestimar a Costa Rica que, em 2014, superou Inglaterra, Itália e Uruguai, avançando em primeiro na chave da morte. Já o Japão, com boas participações no século, também quer incomodar.
Alemanha
Alemanha e Espanha são bastante equivalentes entre si. Dois times com qualidades de relevância, mas que enfrentam alguns defeitos importantes e possuem muito jovens no elenco. A diferença entre os times esteja, talvez, no desequilíbrio individual para os alemães.
Nomes como Manuel Neuer (Bayern de Munique-ALE), Thomas Muller (Bayern de Munique-ALE) e Kai Havertz (Chelsea-ING) possuem uma capacidade decisiva que não é tão real para os jogadores da Fúria.
- Melhores participações: 1954, 1974, 1990 e 2014 (campeã)
- Técnico: Hansi Flick
- Capitão: Manuel Neuer
- Destaque: Thomas Muller
- Prognóstico: Primeira força do grupo
- Está confiante que a Alemanha vai passar em primeiro no grupo? A Betano oferece a cotação 2.10 para essa aposta. Ou seja, quem apostar R$ 100 receberá R$ 210! Nada mal para algo bem provável de acontecer.
Espanha
A equipe espanhola teve um ciclo de preparação à Copa do Mundo com imensa dificuldades e conflitos internos. Mas após tantos contratempos, o técnico Luís Enrique conseguiu montar uma equipe final, baseada em muitos jovens e jogadores do Barcelona.
Apesar do bom coletivo, o time ainda sente falta de jogadores com cárater decisivo e de impacto no ataque. O centroavante titular deve ser Álvaro Morata (Atlético de Madrid-ESP), que divide opiniões no país.
- Melhores participações: 2010 (campeão)
- Técnico: Luís Enrique
- Capitão: Sergio Busquets
- Destaque: Pedri
- Prognóstico: Segunda força do grupo
Costa Rica
A seleção centro-americana não conta mais com a geração de ouro, que fez história em 2014. Porém, ainda segue com o paredão Keylor Navas (Paris Saint-Germain-FRA), principal referência da equipe. Aos 35 anos, o arqueiro pode ser fundamental para segurar os poderosos ataques europeus.
- Melhores participações: 2014 (quartas de final)
- Técnico: Luís Fernando Suárez
- Capitão: Keylor Navas
- Destaque: Keylor Navas
- Prognóstico: Terceira força do grupo
Japão
Os japoneses não contam com o talento de outras edições de Copa do Mundo, e passaram por um ciclo complicado, com sérias chances de não se classificar ao Mundial. Apesar do susto, os Samurais conseguiram carimbar o passaporte para o Catar, e tentam surpreender a todos em um grupo extremamente difícil.
- Melhores participações: 2002, 2010 e 2018 (oitavas de final)
- Técnico: Hajime Moriyasu
- Capitão: Maya Yoshida
- Destaque: Takumi Minamino
- Prognóstico: Quinta força do grupo
Jogos do GRUPO E DA COPA DO MUNDO
1ª rodada:
- Alemanha x Japão (23/11) – 10h
- Espanha x Costa Rica (23/11) – 13h
2ª rodada
- Japão x Costa Rica (27/11) – 07h
- Alemanha x Espanha (27/11) – 16h
3ª rodada
- Costa Rica x Alemanha (01/12) – 16h
- Espanha x Japão (01/12) – 16h