Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) abriu as inscrições para o processo seletivo para seu curso técnico em Conservação e Restauro, considerado um dos mais tradicionais do Brasil pelo Ministério da Educação (MEC).
Estão sendo disponibilizadas 36 vagas, sendo 18 para o período da manhã e o mesmo número para o turno da noite. Entre as vagas, há também a oferta de bolsas de estudo na modalidade integral ou parcial.
O curso terá início no dia 10 de março e as aulas irã acontecer de segunda a sexta-feira, na sede da FAOP, em Ouro Preto, no Núcleo de Conservação e Restauração, localizado na Rua Irmãos Kennedy, 601, bairro Cabeças.
As aulas também acontecerão no Núcleo de Arte da Fundação, na Praça Antônio Dias, 80, bairro Antônio Dias; e na Casa do Rosário da FAOP, localizada na Rua Getúlio Vargas, 185, bairro Rosário.
As inscrições para o processo seletivo tiveram início no dia 13/01 e serão encerradas no dia 03/02/2020, às 12 horas.
Para se candidatar às vagas, os candidatos precisam ter concluído ou, no mínimo, estar cursando o 2° ano do ensino médio. O processo de seleção ocorrerá por meio de provas de Língua Portuguesa, Química, Informática e Aptidão Visual e Motora a serem ser realizadas no dia 9 de fevereiro, em Ouro Preto.
A inscrição é online, com taxa de R$ 60,00, e deve ser realizada, exclusivamente, pelo site www.faop.mg.gov.br.
Bolsas de estudo
Para este processo seletivo, a FAOP está oferecendo 24 bolsas de estudo, divididas em 12 vagas pata cada turno. Essas bolsas serão oferecidas de acordo com a classificação dos candidatos aprovados no processo seletivo.
Dessa forma, para o turno da manhã serão oferecidas quatro bolsas (duas no valor integral para os candidatos classificados em 1º e 2º lugar, e duas no valor parcial de 50% para os candidatos classificados em 3° e 4º lugar); Oito bolsas de estudo por solicitação via Questionário Socioeconômico (quatro no valor integral e quatro no valor parcial de 50%).
Para o turno da noite o critério segue o mesmo: quatro bolsas de estudo por classificação (duas no valor integral para os candidatos classificados em 1º e 2º lugar, e duas no valor parcial de 50% para os candidatos classificados em 3° e 4º lugar); Oito bolsas de estudo por solicitação via Questionário Socioeconômico (quatro no valor integral e quatro no valor parcial de 50%).
O Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP
O Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP teve início na década de 1970, com o restaurador Jair Afonso Inácio. O curso ouro-pretano foi considerado a primeira experiência na formação de profissionais do ramo na forma regular no Brasil. Uma década depois, passou por mudanças e reestruturações foi dividido em disciplinas com ênfase na conservação e restauro de escultura policromada, pintura de cavalete e papel.
O Curso é nacionalmente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e, desde o ano de 2002, é aprovado pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE).
O curso técnico em Conservação e Restauro é distribuído em cinco módulos semestrais, mais o estágio curricular. Além das aulas teóricas, no decorrer do curso o aluno pratica simulações do processo de restauro, posteriormente atuando em acervos reais comunitários cedidos à Fundação. Todo o processo é orientado pelos professores que contam com a parceria da equipe técnica e pedagógica do Núcleo de Conservação e Restauração.
Leia também: Vagas abertas para designação de professor de arte e restauro da FAOP