Menu

Evite a tensão de complicações futuras, cuide da sua saúde hoje

24/05/2017 às 22:20
Tempo de leitura
3 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Hipertensão Arterial. Hoje vamos falar sobre a pressão arterial aumentada, que é um problema de saúde cada vez mais presente na população brasileira, sendo, por isso, motivo de grande preocupação.

O que é Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial (HA) é uma doença crônica caracterizada por uma elevação na pressão arterial, para valores iguais ou maiores que 140/90mm/Hg, o que pode  causar alterações funcionais/ estruturais nos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e alterações metabólicas com consequente aumento do risco de complicações  cardiovasculares.

Fatores de Risco para a Hipertensão Arterial

Existem inúmeros fatores de risco para a hipertensão arterial, dentre eles podemos citar o excesso de peso, a ingestão excessiva de sódio, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo.

Muitos dos fatores de risco podem ser evitados, basta para isso agregar hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação balanceada aliada a uma prática regular de atividade física, bem como evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.

Como se prevenir da Hipertensão Arterial

Alguns passos simples podem ser suficientes para a prevenção da HA, por exemplo, evitar o consumo excessivo de sal e gorduras (principalmente as saturadas e o colesterol), para tanto, recomenda-se fugir da ingestão exagerada de produtos industrializados, embutidos, conservas, enlatados e frituras. O sal pode ser substituído por temperos à base de ervas e especiarias, as frituras podem dar lugar aos alimentos cozidos e/ou assados. Por outro lado, é recomendável ter-se diariamente uma dieta rica em fibras e minerais, entre eles o potássio, cálcio, e magnésio, os quais podem ser obtidos a partir da ingestão variada de legumes e vegetais. Deve-se, em resumo, dar preferência aos alimentos na forma mais natural possível.

Como em toda patologia, a prevenção é mais viável que qualquer tratamento. É possível se evitar ou diminuir o risco da ocorrência de hipertensão arterial e todos seus agravos cardiovasculares com a simples adoção de uma vida saudável; vale a pena mudar alguns hábitos de vida, pois a garantia de saúde é uma recompensa muito mais valiosa que a comodidade de se manter costumes adquiridos durante o passar do tempo.

SAIBA MAIS:

  • O primeiro carinho de mãe e cuidado durante a gestação
  • A alimentação como identidade cultural
  • Ser saudável é sentir-se feliz
COMENTÁRIOS
Última atualização em 24/09/2023 às 18:14