Menu

Festival da Canção de Itabirito promete dar oportunidades para artistas iniciantes

17/04/2019 às 20:00
Tempo de leitura
4 min

A cidade de Itabirito receberá a 2ª edição do Todos os Sons – Festival da Canção, nos dias 3, 4 e 5 de maio. No evento, artistas iniciantes poderão apresentar suas canções autorais e os melhores receberão prêmios que totalizam 18 mil reais.

Os artistas que se apresentarem serão julgados por três dos principais produtores e articuladores da música do país – Alexandre Kassin, Barral Lima e Iuri Freiberger -, e ainda terão suas apresentações seguidas de nomes como Pato Fu e Paulinho Pedra Azul. Com o intuito de reconhecer e premiar as melhores canções inéditas, Todos os Sons é um resgate dos antigos festivais da canção, muito tradicionais nos anos 60 e 70 no Brasil.

Serão premiados os artistas que se destacarem nas seguintes categorias: Melhor Canção (1º, 2º e 3º lugar), Melhor Intérprete e Melhor Letra. Artistas e bandas poderão inscrever suas músicas através do site www.festivaltodosossons.wordpress.com/inscricoes até às 23h59 do dia 15 de abril (segunda-feira). Os curadores irão selecionar 20 (vinte) canções inéditas que serão apresentadas para o grande público nos dias 03 e 04 de maio. A noite de sexta-feira (03) contará com os show de Felipe de Oliveira e Paulinho Pedra Azul e sábado (04) teremos os shows da banda Congadar e do artista Luan Nobat. As 10 canções finalistas selecionadas pelo júri especializado serão apresentadas na última noite do festival, dia 05 de maio, quando serão anunciadas as vencedoras de cada categoria. O domingo contará com os shows de Mariana Cavanellas e da banda Pato Fu.

Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto/MG também receberá uma edição do Festival da Canção este ano. Nos dias 7, 8 e 9 de junho os artistas e bandas terão nova chance de impressionar os jurados. Nesta edição o público presente terá ainda a oportunidade de assistir os shows de Lô Borges, Bernardo Bauer e Luan Nobat. As duas edições terão entrada gratuita para o público.

Mariana

Os marianenses também poderão aproveitar o Festival da Canção este ano. Nos dias 23, 24 e 25 de maio. Serão selecionadas 5 canções que, além de serem premiadas em dinheiro, valor que chega a R$6mil, irão disputar a segunda fase do Festival, de abrangência nacional, nos dias 18, 19 e 20 de julho. A primeira fase do festival acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de maio, na Praça Minas Gerais, durante o Festival Mariana Viva.

O festival

Todos os Sons – Festival da Canção é uma iniciativa da Ultra, produtora e gravadora do grupo UN Music, em parceria com a Holofote Cultural. Para Barral Lima, jurado do festival e CEO da UN Music, Os festivais da canção tem uma grande importância no Brasil, não só cultural, mas também política.

“É um espaço democrático para que os artistas possam expor as suas idéias e se posicionarem através da música. Foi assim desde a década de 1960 e ainda perpetua. Também é uma grande oportunidade para o intercâmbio entre artistas de todo o país.” O também jurado e produtor musical Alexandre Kassin completa “Os festivais da canção é uma tradição brasileira que acontece há muito tempo e que lançou todo mundo que tá aí. Acredito que o festival da canção tem uma importância imensa pra produção cultural brasileira, não como uma competição, mas como uma plataforma de lançamento e uma oportunidade, uma vitrine, pra vários artistas não só divulgarem suas músicas, mas se conhecerem e viverem um pouco de uma situação de coletividade industrial. Eu acho que é uma coisa muito positiva, o Festival da Canção é um patrimônio brasileiro”.

Desafio

A indústria fonográfica mundial experimenta uma fase de crescimento desde 2015, ano que mudou a tendência negativa vivida desde 1999 no setor. Contudo, artistas iniciantes ou que apenas estão de fora do chamado mainstream sentem esse crescimento de uma maneira mais complexa e tardia. Atingir grandes públicos e ter o respaldo da crítica especializada é o grande desafio.

Programação

Todos os Sons – Festival da Canção de Itabirito

Evento e entrega dos prêmios: 3, 4 e 5 de maio (sexta a domingo)

Horário: 20h

Local: Praça da Estação, Itabirito

Entrada gratuita para o público

 

03/05 | Abertura: Felipe de Oliveira; Show de encerramento: Paulinho Pedra Azul

04/05 | Abertura: Congadar; Show de encerramento: Luan Nobat

05/05 | Abertura: Mariana Cavanellas; Show de encerramento: Pato Fu

 

Inscrições até o dia 15 de abril, às 23h59

Site para inscrições: https://festivaltodosossons.wordpress.com/inscricoes/

Informações: (31) 3223 2916 ou pelo e-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:32