Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
Na próxima semana, entre os dias 19 e 21 de Abril, acontece no distrito de São Bartolomeu a XXVII Festa Cultural da Goiaba. O evento, realizado há 31 anos, busca valorizar a produção artesanal da Goiabada Cascão, tradicionalíssima na região.
Organizado pela ADAF (Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu) e apoio da Prefeitura de Ouro Preto, ADESCOB (Associaçãode Desenvolvimento Comunitário de São Bartolomeu) e dos Comércios, Restaurantes e Pousadas locais, além do Coletivo Candeia.
Leia também: Prefeitura de Ouro Preto realiza ação na Fundação de Arte de Ouro Preto que reforça laços no âmbito cultural
Evento importante para o distrito
A programação do evento contará com exposições culturais, oficinas de gastronomia, peças de teatro, shows e a tradicional feirinha dos comerciantes. A feira, que se destaca pelo comércio de doces, geleias e licores também contará com a venda de alimentos para arrecadar fundos para a associação dos doceiros: O Tropeirão da ADAF.
A vice-presidente da ADAF, Pia Chaves, falou sobre a importância do evento para o distrito e como a visita dos turistas incentiva e motiva os produtores e moradores de São Bartolomeu:
A tradição de nosso Distrito é renovada a cada dia com a realização deste evento. Durante a Festa da Goiaba, comemoramos a colheita anual, comercializamos nossa produção, colaborando com a sustentabilidade de mais de 20 pequenos negócios familiares, mas é acima de tudo onde reafirmamos nossa cultura doceira e deixamos o registro de nosso trabalho para as gerações futuras.
Pia Chaves
A edição deste ano, que celebra os 16 anos do registro da Arte Doceira de São Bartolomeu como Patrimônio Cultural e Imaterial de Ouro Preto promete movimentar o distrito. De acordo com as informações da Prefeitura de Ouro Preto, a expectativa é que o setor hoteleiro do distrito receba muitos visitantes.
Confira a programação completa
Sexta-feira (19/04)
17h – Abertura Oficial com autoridades, doceiras e produtores locais
18h – Início da Programação cultura
21h – Início dos shows
22h – Último show da noite
Sábado (20/04)
10h – Abertura da Feira de Doceiras e Produtores Locais e Oficina gastronomia Infantil
12h – Início da Programação Cultural e abertura dos Shows
22h – Último show da noite
Domingo (21/04)
10h – Abertura da Feira de Doceiras e Produtores Locais e Oficina gastronomia adulto
12h – Início dos Shows
16h – Último show do dia