Filhos e filhas de estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) passarão a ter acesso aos restaurantes universitários da instituição.
Para que as crianças tenham acesso às refeições nos Restaurantes Universitários (RUs), será necessário apresentar o passaporte vacinal. A resolução é válida para todos os campi da UFOP.
A medida surgiu a partir de diálogos realizados nos encontros do projeto Maternidade e Universidade (ManU). Em novembro de 2021, a equipe responsável pelo projeto apresentou a demanda à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), que conseguiu viabilizar a mudança.
A orientadora do projeto, Camélia Sena, ressalta que ”o direito de acesso ao RU, por filhos e filhas de estudantes da UFOP, é uma conquista que potencializa a permanência das mães estudantes na UFOP e evidência aspectos importantes sobre a pauta”.
Para a pró-Reitora da Prace, Natália Lisbôa, “o acolhimento pela UFOP dessas demandas, vindas diretamente das mães da comunidade, representa um passo muito importante para a inclusão e democratização dos espaços da Universidade”.
Natália destacou também a relevância da medida para o cotidiano das mães e dos filhos. “A Prace entende que a inclusão dos filhos menores vai permitir a ampliação da convivência da comunidade universitária e garantir a otimização do tempo de qualidade em conjunto com as famílias”.
No dossiê, o projeto apresenta ainda outras demandas para a Universidade mais inclusiva para as mães.
No campus de João Monlevade, o Restaurante está funcionando desde o retorno presencial. Já em Ouro Preto e Mariana a previsão de volta é a partir de 2 de maio. O valor das refeições será de R$ 5,55 para estudantes e R$ 11,11 para servidores.
MANU – O Projeto Maternidade e Universidade é um grupo de acolhimento e apoio a estudantes que são mães na UFOP. Forma uma rede de apoio que busca debater questões relacionadas à maternidade. Acesse a página do ManU no Instagram para saber mais.