Estação de Engenheiro Corrêa

Fim das chamadas! Escolas de Ouro Branco usam reconhecimento facial para alunos

Rômulo Soares
Fim das chamadas! Escolas de Ouro Branco terão reconhecimento facial para alunos
Foto: Prefeitura de Ouro Branco

A Prefeitura de Ouro Branco instalou um sistema de reconhecimento facial para realizar o registro da frequência dos alunos. Entre os objetivos do projeto está a erradicação da evasão escolar. Ao todo, foram 52 equipamentos instalados. As instalações foram finalizadas em janeiro deste ano. Os servidores foram treinados para utilizarem o sistema novo.

As aulas voltaram nas unidades municipais de ensino segunda-feira, 7 de fevereiro, e a nova tecnologia já está sendo usada nas escolas.

O aplicativo funciona da seguinte forma: ao chegar na escola o aluno se apresenta em um dos dispositivos, que realiza o seu reconhecimento facial e sua frequência é registrada automaticamente naquele dia. Em seguida o sistema envia, em tempo real, uma notificação de presença no aplicativo do pai ou responsável.

Com o sistema, os alunos ganham mais tempo de aula com o fim das chamadas dentro da classe e mais comodidade evitando filas e aglomerações no momento de entrar na escola. Para os pais, o sistema traz a possibilidade de comunicação direta com a escola. O aplicativo também oferece funcionalidades como o acesso ao diário de classe e informativos sobre agenda de eventos e comunicados importantes. Há ainda a geração de economia aos cofres da Prefeitura de Ouro Branco, evitando o desperdício de merenda escolar com a informação da quantidade de estudantes presentes nas unidades educacionais.

- PUBLICIDADE -
Ad image

O equipamento ainda facilita o acesso dos pais às informações da escola, como mensagens, calendário, eventos e convocação para reuniões presenciais. O sistema também é capaz de enviar informações relevantes de forma segura, com destino individual ou coletivo, bem como é capaz de receber mensagens dos pais e/ou responsáveis facilitando a comunicação deles com a escola e vice-versa.

TAGGED:
Compartilhar essa notícia
Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e repórter de política, esporte e cidades no Portal Mais Minas.