Em sua estreia na Copa do Mundo, a França venceu a Austrália por 2 a 1, em partida pouco movimentada, porém histórica, marcada pela primeira vez que o árbitro de vídeo pôde mudar de forma direta a decisão dos juízes de campo.
Para esse jogo, que aconteceu na manhã desse sábado (16), na Arena Kazan, em Kazan, as equipes atuaram com:
FRANÇA: Hugo Lloris; Lucas Hernandez, Samuel Umtiti, Raphael Varane e Benjamin Pavard; N’Golo Kanté, Corentin Tolisso (Blaise Matuidi) e Paul Pogba; Ousmane Dembélé (Nabil Fekir), Antoine Griezmann (Olivier Giroud) e Kylian Mbappé.
Técnico: Didier Deschamps
AUSTRÁLIA: Mat Ryan; Joshua Risdon, Mark Milligan, Trent Sainsbury e Aziz Behich; Mile Jedinak, Aaron Mooy, Mathew Leckie, Tom Rogic (Jackson Irvine) e Robbie Kruse (Daniel Arzani); Andrew Nabbout (Tomi Juric).
Técnico: Bert van Marwijk
O jogo
De fato, tecnicamente, a partida não foi muito empolgante, porém acabou se tornando histórica, em função da utilização do (VAR), – sigla em inglês para árbitro de vídeo -, que mudou diretamente, pela primeira vez, a decisão dos juízes de campo, em lance que culminou em pênalti para o time francês.
Primeiro tempo – O primeiro lance de perigo aconteceu aos 5 minutos. Em jogada de contra-ataque, a bola chegou à Griezmann na entrada da área, o atacante chutou bonito, exigindo boa defesa do goleiro Ryan. Com 12 minutos, o atacante Leckie da Austrália, recebeu cartão amarelo, por fazer falta em Hernández. 4 minutos depois, foi a vez do time australiano atacar, em cima de vacilo da zaga francesa. No lance, Mooy jogou a bola na área, Tolisso conseguiu fazer a interceptação, porém tocou para trás, quase fazendo gol contra, mas para sua sorte, o goleiro Lloris salvou, jogando a bola para escanteio.
O jogo seguiu, tecnicamente, muito baixo, com a favorita França jogando de forma apática, e só aos 32 minutos, o time francês conseguiu outra boa chance com Griezmann, que após bom passe de Hernández, chutou para o gol, porém, no meio do caminho, apareceu um pé da defesa para desviar a bola para escanteio. Sem grandes oportunidades para ambos os times, o juiz apitou o fim da primeira etapa aos 46 minutos.
Segundo tempo – Os equipes voltaram para a segunda etapa com as mesmas formações e, aos 12 minutos, aconteceu o lance histórico. Nele, o árbitro de vídeo foi consultado pela primeira vez na história das Copas e auxiliou o árbitro uruguaio, Andrés Cunha, a voltar atrás em sua decisão para marcar pênalti de Risdon em Griezmann, após ser derrubado na entrada da área. Na cobrança, o atacante do Atlético de Madrid bateu forte no canto direito para abrir o placar em Kazan, 1 a o pra França. E Risdon recebeu cartão amarelo, por ter cometido a falta que resultou no pênalti.
Os franceses fizeram o gol, porém não puderam comemorar por muito tempo, pois 4 minutos depois, pênalti para a Austrália. No lance, a bola bateu na mão de Umtiti depois de de Mooy fazer cruzamento para dentro da área e, dessa vez sem VAR, o juiz da partida marcou com convicção. Na cobrança, Jedinak, o volante e capitão australiano bateu com muita tranquilidade, rasteiro, no canto esquerdo de Lloris, para voltar a empatar a partida. 1 a 1. Com 18 minutos, a Austrália substituiu. Saiu Nabbout, para entrada do também atacante, Juric. Aos 24 minutos, a equipe francesa mexeu duas vezes. Antoine Griezmann saiu e Olivier Giroud entrou em sua posição no ataque, além disso, o atacante Denbéle também foi substituído, para entrar o meio campista Fekir. Um minuto depois, a Austrália também mexeu. Irvine ganhou a vaga de Rogic no meio de campo. Com 31 minutos, Tolisso recebeu cartão amarelo, por cometer falta por trás. Um minuto depois, os franceses fizeram sua última alteração na partida. Matuidi entrou no lugar de Tolisso. O jogo seguiu e, oas 34 minutos, de Pogba marcou o segundo da França. No lance, Pogba tabelou com Mbappé, e depois, voltou a tabelar com Giroud. O volante seguiu na disputa da bola com Behich e, em um lance de bate e rebate, a redonda espirrou, encobrindo o goleiro australiano, batendo no travessão e indo pra dentro do gol. Após tocar o chão, a bola voltou para fora do gol, porém a tecnologia, mais uma vez, auxiliou a arbitragem, assinalando em seu relógio que a redonda ultrapassou totalmente a linha que marca o gol. 2 a 1 para a França, placar final da partida.
Com a vitória, a França alcançou, temporariamente, a liderança do grupo C, com 3 pontos ganhos. Dinamarca e Peru, também se enfrentam esse sábado, para definir a classificação completa do grupo nessa primeira rodada.
FICHA TÉCNICA
FRANÇA 2 X 1 AUSTRÁLIA
Local: Arena Kazan, em Kazan (Rússia)
Data: 16 de junho de 2018 (Sábado)
Horário: 7 horas (de Brasília)
Árbitro: Andres Cunha (Uruguai)
Assistentes: Nicolas Taran (Uruguai) e Mauricio Espinosa (Uruguai)
Cartão Amarelo: Tolisso (França); Leckie, Risdon e Behich (Austrália)
Cartão Vermelho: –
Gols:
FRANÇA: Griezmann, aos 12, e Pogba, aos 34 minutos do 2º tempo
AUSTRÁLIA: Jedinak, aos 16 minutos do 2º tempo
Leia também: Tabela da Copa do Mundo Rússia 2018
Com auxilio tecnológico, França vence Austrália em sua estreia na Copa
80