The news is by your side.

Fumacê começa a circular em Mariana como forma de combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na última quinta-feira (28) a pulverização das ruas da cidade com o Fumacê, com o objetivo de eliminar os mosquitos adultos que transmitem doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

Após muitas solicitações da população, os órgãos de saúde da Primaz de Minas iniciaram as ações nos bairros onde se concentram os maiores números de casos de dengue no município, como os bairros Cabanas, Vale Verde e Santa Rita de Cássia, além do distrito de Passagem de Mariana.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é aconselhável que os moradores abram as portas e janelas da residência quando o veículo estiver passando pelas ruas, garantindo que o inseticida alcance o interior das residências.

O Fumacê é mais uma estratégia de combate ao Aedes aegipty implantado pela prefeitura com o objetivo de reduzir o volume de ação dos transmissores das arboviroses. Além disso, o Prefeito Celso Cota (MDB) ressaltou a importância do papel da população no combate à dengue, enfatizando que o maior foco de Dengue são nas residências.

Para que serve o fumacê?

O Fumacê é uma estratégia utilizada durante períodos de epidemia para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e reduzir a transmissão de doenças causadas por esse mosquito, como Dengue, Zika ou Chikungunya.

Fumacê é uma das estratégias para reduzir o aumento no número de casos de Dengue. Foto: Freepik

De acordo com o portal Tua Saúde, essa é uma técnica que consiste em passar com um carro que emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de um agrotóxico com o objetivo de eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes no local. Embora não seja a forma mais segura de eliminar mosquitos, é bastante rápida, fácil e eficaz.