Criado pelo Governo Federal, o Grupo de Apoio ao Tabagista tem alcançado resultados significativos em Itabirito. A Prefeitura se dedica a viabilizar o projeto que tem como objetivo reduzir o consumo do tabaco. Segundo Lauane Braga, enfermeira da Unidade Básica de Saúde Central, cerca de 70% das pessoas que participam do grupo conseguem parar de fumar.
“Estou muito feliz e agradeço a essa equipe maravilhosa do grupo que, junto com o meu esforço, me deu a oportunidade de mudar de vida. Fiquei surpreso comigo mesmo, pois na primeira semana consegui parar de fumar seguindo com disciplina o uso da medicação e dos adesivos”, relata Marques Miliano de Lima, morador do bairro São Geraldo, que permaneceu no vício por 13 anos.
As reuniões acontecem semanalmente, às quintas-feiras, na Unidade Básica de Saúde Central. A Prefeitura disponibiliza uma equipe composta por enfermeira, médica generalista, psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, agentes comunitários de saúde, farmacêutica, educadora física, fisioterapeuta e dentista. Esses profissionais falam sobre, por exemplo, os riscos do cigarro para a saúde e benefícios obtidos ao deixar o vício.
“As pessoas permanecem no grupo o quanto acharem necessário. Alguns participantes que já conseguiram parar de fumar participam dos encontros e relatam suas experiências, encorajando os novos integrantes. A ideia é direcionar e auxiliar o paciente em sua decisão de parar com o cigarro, além de incentivá-lo na continuidade do tratamento”, destaca Lauane Braga.
Como participar do grupo
Os interessados em participar dos encontros devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. No local, preencherão uma ficha e participarão de uma entrevista, cujo objetivo é conhecer um pouco mais sobre a demanda de cada paciente. Durante o ano, são formadas quatro turmas, com a participação de 180 pacientes no total.