O Brasileirão é, sem dúvida, um dos campeonatos mais equilibrados e imprevisíveis do mundo. Para você não ficar perdido em meio a tantas contratações e mudanças táticas, nós do Mais Minas preparamos uma projeção exclusiva. Nesta série de quatro artigos, vamos analisar os 20 clubes da Série A em ordem alfabética, atribuindo uma nota de 1 a 5 para o momento de cada equipe e destacando o que esperar de cada elenco.
Athletico-PR
Nota: ⭐⭐
Elenco e Estilo: Um grupo que une a experiência de veteranos com a energia de jovens da base. Joga de forma intensa, especialmente na Ligga Arena.
Destaque Individual: Kevin Viveros, a contratação mais cara da história do clube (R$ 27,5 milhões) é a maior esperança de gols do Furação. Em 2025, o atacante marcou 9 gols em 25 partidas disputadas.
Perspectiva: Vice campeão da Série B 2025, o Athletico visa mais uma vez estar presente em uma competição internacional, muito provavelmente o foco será a Copa Sul-Americana.
Ponto de Atenção: Jogar fora de casa é motivo de atenção para o rubro-negro.
Atlético-MG
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Elenco e Estilo: O Galo segue com um dos elencos mais pesados do país, mesmo com saídas importantes. O time busca um jogo de imposição física e técnica, agora sob nova reestruturação e reforços como o lateral Renan Lodi.
Destaque individual: Ele, o incrível Hulk segue sendo fundamental no elenco do Atlético, o ídolo continua sendo o diferencial técnico e emocional da equipe.
Perspectiva: Na temporada 2025, o Galo terminou o Campeonato Brasileiro na zona de classificação para a Sul-Americana 2026, essa nova temporada, o alvinegro buscará voos maiores. Candidato direto ao G4 e briga por títulos nas copas.
Ponto de Atenção: A transição defensiva, que sofreu com a saída de Guilherme Arana.
Bahia
Nota: ⭐⭐⭐
Elenco e Estilo: Consolidado pelo projeto do Grupo City, o Tricolor de Aço tem um dos meios-campos mais técnicos do Brasil, focado em posse de bola e construção paciente sob o comando de Rogério Ceni.
Destaque individual: Everton Ribeiro, o maestro que dita o ritmo do jogo do Esquadrão.
Perspectiva: Classificado para pré-libertadores 2026, o Tricolor brigará por vaga direta na Libertadores (G4).
Ponto de Atenção: A irregularidade defensiva em jogos grandes fora de casa.
Botafogo
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Elenco e Estilo: Campeão em 2023, o Glorioso é um dos favoritos ao título. O Alvinegro mantém a pegada de jogo físico, transições rápidas e um ataque avassalador. O time aprendeu com os erros passados e hoje é muito mais maduro emocionalmente.
Destaque individual: Em meio a saída de Jefferson Savarino para o Fluminense, Montoro se tornou o principal destaque da equipe para a temporada.
Perspectiva: Com participações recentes na parte de cima da tabela, o time carioca é candidato ao título do Brasileirão.
Ponto de Atenção: O desgaste físico devido à profundidade do elenco nas múltiplas competições, como a pré-libertadores 2026.
Bragantino
Nota: ⭐⭐
Elenco e Estilo: O “Massa Bruta” mantém sua filosofia: jogadores jovens, scouts avançados e um futebol de muita intensidade e pressão alta. É um time que raramente muda sua identidade, independentemente do adversário.
Destaque Individual: Eduardo Sasha, a referência de experiência e gols em um elenco tão jovem.
Perspectiva: A equipe terminou o Campeonato passado no meio da tabela (10º), em 2026, o time de Bragança irá brigar por vaga na Libertadores da América.
Ponto de Atenção: A oscilação típica de elencos jovens em momentos decisivos do campeonato.
Esta foi apenas a primeira parte da nossa análise. Como vimos, o bloco inicial já apresenta dois candidatos pesados ao título e equipes que prometem ser pedras no sapato dos favoritos. Mas o Brasileirão está apenas começando e a ordem alfabética ainda nos reserva gigantes e grandes surpresas.

















