Menu

Guia do Campeonato Mineiro: América

23/01/2024 às 18:57
Tempo de leitura
3 min
Técnico Cauan de Almeida comanda treino no CT Lana Drummond pensando na estreia do estadual. Foto: Mourão Panda / América
Técnico Cauan de Almeida comanda treino no CT Lana Drummond pensando na estreia do estadual. Foto: Mourão Panda / América

Cabeça de chave do Grupo C, o América vive um momento de reconstrução. Rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, a equipe comandada pelo jovem Cauan de Almeida, de apenas 34 anos, ex-auxiliar de Mano Menezes, vem buscando novas opções no mercado de transferências para montar um time mais barato mas ainda competitivo para alcançar os objetivos do coelho na temporada.

Guia do Campeonato Mineiro: América
Técnico Cauan de Almeida comanda treino no CT Lana Drummond pensando na estreia do estadual. Foto: Mourão Panda / América

Mais uma vez, a missão alviverde é se classificar entre os 4 melhores para garantir uma vaga nas semifinais. Chegando lá, a equipe pode começar a pensar mais alto a depender do adversário no primeiro, e único, mata-mata do torneio. Lembrando que nos últimos 12 anos, o Coelho, além de ter sido campeão em 2016, chegou à decisão nos anos 2012, 2021 e 2023, amargando 3 vices campeonatos para o Atlético Mineiro.

YouTube video
Relembre a decisão do título estadual de 2016, diante do Atlético Mineiro.

Planejamento para a temporada: Quem chega e quem sai?

Além da contratação do novo técnico, outros nomes ganham destaque no mercado americano, como as contratações de Moisés, formado no clube e que agora volta para ser a principal liderança técnica desse elenco ao lado de Juninho, Rodrigo Varanda, que fez um bom ano emprestado ao Coelho e agora, fora dos planos do Corinthians chega em definitivo e Vitor Jacaré, que se destacou na Série B de 2022 pelo Bahia, mas não conseguiu manter a forma na elite, em 2023.

Apresentação de Moisés como novo reforço do Coelho. Foto: Mourão Panda / América

Outros nomes que chegaram ao CT Lana Drummond são os jogadores: Dalberson, goleiro ex-CSA que tem a dura missão de substituir Matheus Cavichioli, referência na meta americana nos últimos anos e Fabinho, nome importante no acesso do Criciúma em 2023 e que também chega para reforçar o elenco alviverde em 2024.

Fabinho também foi apresentado e promete ser um nome importante do plantel americano em 2024

A lista de dispensas é enorme. A limpa no elenco, além de reduzir custos, muito altos para uma série B, é uma perca técnica para o elenco, que perde alguns líderes do time nos últimos anos. Confira os nomes:

Iago Maidana: Não teve contrato renovado e deixou o clube ao fim da última temporada.

Cazares: Não teve o contrato renovado e vai reencontrar o América na Série B. Fechou com o Santos.

Wellington Paulista: Aos 40 anos, o WP9 anunciou sua aposentadoria dos gramados ao fim da temporada passada.

Matheus Cavichioli: Não teve o contrato renovado e deixou o clube após 4 anos. Apesar da temporada ruim em 2023, foi um dos principais nomes do Coelho nas campanhas históricas da Copa do Brasil 2020 e Copa Sulamericana 2022.

Aloísio Boi Bandido: Não teve seu contrato renovado. Não atua desde julho, quando lesionou a coxa direita.

Everaldo: Apesar de ter contrato até 2026, Everaldo não fica no América em virtude do ocorrido na última rodada do Campeonato Brasileiro, onde o atleta não se apresentou com a delegação para a viagem a Goiânia.

O atleta não se reapresentou para o último jogo da temporada e publicou uma foto em suas redes sociais à caminho dos Estados Unidos

Estreia no Campeonato

Na próxima quinta-feira (25), o Coelho recebe o Pouso Alegre no Independência, às 19h em busca dos primeiros 3 pontos no Campeonato Estadual.