IFMG abre mais de 70 vagas em cursos gratuitos de francês

IFMG abre mais de 70 vagas em cursos gratuitos de francês

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram. Mantenha-se bem informado.

Com o objetivo de aprimorar o aprendizado da língua francesa e preparar alunos para a mobilidade acadêmica internacional,  a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) do IFMG publicou o Edital Nº 29/2023, que  vai selecionar estudantes de todos os campi do IFMG para participar de dois  cursos gratuitos de francês, a distância.

As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de abril  e a previsão é que as aulas comecem a partir do dia 18/04.  Os cursos  serão ofertados de forma remota, durante 30 semanas, com carga horária total de 225 horas, sendo 45 horas para aulas síncronas e 180 horas de atividades complementares. A sala de aula online será disponibilizada pela Plataforma +IFMG. Serão ofertadas duas turmas de nível iniciante (francês geral) e uma turma Franmobe, conforme quadro a seguir: 

Nível Pré-RequisitosCarga horáriaHorárioDuraçãoVagas 
   Iniciante  Pouco ou nenhum conhecimento do francês  45h – aulas
síncronas.180h – atividades complementares 
Total: 225h
  Turma A
Terça:17h-18h30 Turma B
Quarta:11h-12h30
  Abril a dezembro 2023  50 vagas
  Franmobe Interessados em mobilidade acadêmica 45h – aulas síncronas.180h – atividades complementares 
Total: 225h
 Quinta: 17h às 18h30 Abril a dezembro 2023 25  vagas

 É vedada a inscrição em mais de um curso e os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível aqui.  Para mais informações, envie e-mail a [email protected]

PUBLICIDADE

França | Brasil

“O Brasil é um país que eu adoro, faz calor e as pessoas são incríveis. Já visitei o estado de São Paulo em 2020, e desde então o meu objetivo era voltar! Minas Gerais é fantástica e estou contente por ter a oportunidade de trabalhar no IFMG. As pessoas são muito acolhedoras e todos estão fazendo o seu melhor para me integrar, especialmente os meus colegas a quem agradeço muito”. Essa é Louise Boudieu, natural de Poitiers, na França, e que concluiu recentemente o mestrado em Langues et Civilizations (na área de Linguística Aplicada) na Universidade La Rochelle. Ela chegou a Belo Horizonte em meados de março para o programa Assistentes de Francês, organizado pela Embaixada da França no Brasil, que, por meio de uma parceria com o Conif, selecionou o IFMG, dentre outras instituições federais, para essa ação de internacionalização, que está sendo implantada, gerida e custeada pela Diretoria de Relações Internacionais.

Simone Garcia de Oliveira, diretora de relações internacionais do IFMG, explica que  as aulas serão remotas e síncronas de forma a contemplar alunos de todos os campi. “Além disso, ao longo do ano letivo, ofereceremos a todos atividades culturais remotas e presenciais em algumas de nossas unidades”, completa. Entre os dias 8 e 11 de março, ela participou, em São Paulo, da recepção dos Assistentes de Francês que chegaram ao Brasil para este ano letivo e da segunda edição do “Programa Franmobe para mobilidade universitária”. O evento foi organizado pela Embaixada da França, em colaboração com a Agência Universitária da Francofonia, e voltado aos assessores internacionais e coordenadores do programa. 

Franmobe

Desenvolvido por uma parceria entre a Embaixada da França no Brasil e a Agência Universitária da Francofonia na América Latina, o Franmobe é um programa específico de aprendizagem do francês que oferece apoio paralelo aos estudantes no desenvolvimento de um projeto de mobilidade em universidade francesa ou francófona. O objetivo é reforçar a motivação dos alunos para a mobilidade acadêmica e otimizar suas possibilidades de integração no ambiente universitário e na vida cotidiana.

Fonte: IFMG

leia também:

💬 🔗

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS