The news is by your side.

Iron Biker Brasil: evento em Mariana-MG contará com atletas dos quatro cantos do país 

A cidade histórica de Mariana, em Minas Gerais, se prepara para receber a edição comemorativa de 30 anos do Iron Biker Brasil nos dias 15, 16 e 17 de setembro. O evento terá início na Praça Gomes Freire (Jardim), localizada no centro histórico da cidade, de onde os participantes partirão para um desafiador percurso de mais de 160 km, passando pelos belos cenários de Mariana e seus distritos. A expectativa é receber mais de cinco mil turistas, incluindo dois mil atletas de todo o Brasil e alguns competidores estrangeiros de peso, como o suíço Lukas Kaufmann, tricampeão do Iron Biker Brasil, e o espanhol Brandan Marquez Fernadez, atual campeão do Iron Bike Itália.

Para muitos atletas, como Rafael Pimenta, de Vitória, Espírito Santo, o Iron Biker Brasil representa uma oportunidade única de participar da maior prova de mountain bike da América Latina. Ele compartilha sua empolgação: “Estou na expectativa, porque é uma competição muito tradicional, um local muito bom, um clima agradável e a gente vê que todos estão lá para realmente curtir e aproveitar o evento.”

A competição também atrai ciclistas de outras regiões do Brasil, como Betânia Magalhães, de Boa Vista, Roraima, que viajou mais de 4 mil km para participar do Iron Biker Brasil. Ela enfatiza a complexidade de deslocar-se de uma região tão distante, mas também a alegria de estar presente no evento.

Lucas Fonda, um dos organizadores do Iron Biker Brasil, destaca a diversidade de atletas de todas as partes do país como um testemunho da paixão pelo mountain bike e da unidade que o esporte proporciona. Ele afirma: “O Iron Biker não seria o mesmo sem a diversidade e a paixão que cada competidor traz consigo, reunindo pessoas de diferentes partes do país para celebrar essa competição emocionante.”

O percurso desafiador do Iron Biker Brasil 2023 inclui trilhas desafiadoras, altimetrias, subidas e descidas, bem como trechos pelas ruas e estradas da região. O evento será dividido em dois dias, com diferentes distâncias para os participantes. O primeiro dia, sábado (16), terá 97 km no percurso total e 65 km no reduzido. Já no domingo (17), o percurso total terá 75 km e o reduzido, 60 km.

Uma rota especial da prova é a passagem pelo distrito de Bento Rodrigues, que foi afetado por um desastre ambiental e agora está sendo reconstruído. Esta visita simboliza a ressignificação do local após o incidente.

O Iron Biker Brasil, a maior competição de mountain bike da América Latina, conta com o apoio da Prefeitura de Mariana, entre outros parceiros, e representa um marco importante para os amantes do esporte. Acompanhe mais informações sobre a prova nas redes sociais: Instagram – @ironbiker – e Facebook – facebook.com/ironbikerbrasil.

Serviço | Iron Biker Brasil – 30 anos 

  • Data: 15, 16 e 17 de setembro de 2023.
  • Local: Praça Gomes Freire (Jardim) – Mariana/MG. 
  • Dia 14/9 (quinta-feira) – entrega de kits de 16h às 20h.
  • Dia 15/9 (sexta-feira) – entrega de kits de 10h às 22h e programação social.
  • Dia 16/9 (sábado) – Abertura oficial e largada do percurso completo (A) = 97km -> 8h.
    Largada do percurso reduzido (B) = 65km -> 8h45. Chegada a partir de 11h30. 
  • Dia 17/9 (domingo) – Largada do percurso completo (A) = 75km -> 8h. 
    Largada do percurso reduzido (B) = 60km -> 8h45. Chegada a partir de 11h. 
  • Encerramento do evento às 17h.