Menu

Conheça Jean, o novo reforço para o meio de campo do Cruzeiro

03/03/2020 às 13:00
Tempo de leitura
4 min

O Cruzeiro confirmou mais um reforço para a disputa da Série B 2020. Se trata do volante Jean, de 33 anos, que estava no Palmeiras e vem por empréstimo até o final do ano. O jogador chega para uma das posições mais carentes do elenco, que é a de volante. Além disso, o atleta também pode atuar na lateral direita, posição que ocupou por diversas ocasiões na carreira.

Jean desembarcou em Belo Horizonte na manhã desta terça-feira (3), para realizar exames médicos e fechar com o Cruzeiro. Com o seu contrato se encerrando no fim do ano com o Palmeiras, mesmo tempo de duração do empréstimo com a Raposa, o jogador fica livre para seguir no clube celeste caso esse for o desejo das partes ao final do vínculo.

Conheça Jean, o novo reforço para o meio de campo do Cruzeiro

Jogador atuou somente 11 vezes em 2019, e ainda não entrou em campo, em 2020 – Crédito da foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

O que esperar?

É difícil saber as condições técnicas e físicas de Jean, visto que ele sofreu problemas com lesões e desde o ano passado só atuou em 11 partidas com a camisa do Palmeiras. A ultima temporada que Jean fez mais de 30 jogos foi em 2017.

Historicamente, a qualidade do jogador já foi comprovada e seu currículo é bastante vencedor, com títulos coletivos e também individuais, tanto como volante, sua posição de origem, quanto como lateral direito, função que desempenha com excelência.

O jogador faturou o Craque do Brasileirão de 2016, como lateral-direito, além da Bola de Prata do mesmo ano, e também o Craque do Brasileirão, como segundo volante, em 2012. E é justamente nessas posições que o Cruzeiro vê suas principais carências, atualmente.

Excluindo jogadores da base, na ala direita o Cruzeiro só conta com Edílson, atualmente, e como volante, apenas Filipe Machado e Ariel Cabral, que retornou ao clube após liberação de 47 dias, são opções mais experientes.

Características

Buscando saber mais informações sobre as características do atleta, consultamos Igor Varejano, estudante de jornalismo, colunista no Blog 4-3-3 e participante do Kopcast BR, podcast especializado no Liverpool-ING, e que acompanha a carreira do jogador.

“No meio campo suas principais características são o desarme e a consciência tática, além de possuir certa qualidade no passe. No Palmeiras, ele vem atuando de primeiro volante desde 2017 e foi bastante utilizado nesta posição com Felipão em 2018. Porém ele pode fazer mais funções neste setor ao lado de um jogador mais físico. Na lateral, ele pode oferecer bastante compromisso com a defesa e boa leitura de jogo, mas não atua frequentemente nessa posição desde 2016”, disse Igor.

A versalidade de Jean também foi destacada por Igor.

“Sem dúvida, a versatilidade é a sua grande característica. Durante sua primeira temporada no Palmeiras, a troca de posições entre o meio e a lateral foi fundamental na construção do time campeão brasileiro. Jogou 34 jogos naquela temporada, e em quase todos eles alternando com Tche Tche, marcou 6 gols e deu 3 assistências. Com isso, no final da competição o título veio e a vaga na seleção do campeonato também”, contou Varejano.

YouTube video

Ficha técnica

Nome: Jean Raphael Vanderlei Moreira

Data de nascimento: 24 de junho de 1986 (33 anos)

País: Brasil

Posição: Volante e Lateral-direito

Pé: Destro

Altura: 1,70 m

Peso: 70 kg

Clubes anteriores: São Paulo (2005 a 2011), América-SP (por empréstimo – 2006), Marília (por empréstimo – 2007), Penafiel-POR (por empréstimo – 2008), Fluminense (2012 a 2015), Palmeiras (2016 a 2019), Cruzeiro (2020).

Títulos: São Paulo (Campeonato Brasileiro 2008); Fluminese (Campeonato Carioca 2012 e Campeonato Brasileiro 2012); Palmeiras (Campeonato Brasileiro 2016 e 2018); Seleção Brasileira (Superclássico das Américas 2012 e Copa das Confederações 2013).

Valor de mercado: 1,3 milhão de euros (R$ 6,5 milhões)

Tempo de contrato: Empréstimo de um ano (31/12/2020)

Veja também: Com final de jogo emocionante, Cruzeiro supera má atuação e bate Uberlândia no Mineirão