Menu

Kalil lidera intenções de voto com 17,4% para eleições em Belo Horizonte, diz pesquisa

10/03/2020 às 22:00
Tempo de leitura
3 min

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), está na liderança isolada nas intenções de votos das eleições 2020 para a Prefeitura da capital mineira, de acordo com o levantamento feito pela Paraná Pesquisas realizado durante os dias 4 e 9 do mês de março e divulgado nesta terça-feira (10), faltando menos de sete meses para a votação.

Na pesquisa, Alexandre Kalil tem 17,4% da preferência do eleitorado; em segundo está o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) com 1,3%; e Áurea Carolina (PSOL), com 0,5% das intenções de voto.

O deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania), os vereadores de Belo Horizonte Gabriel Azevedo (sem partido) e Mateus Simões (Novo) ficaram empatados com 0,4%.

Entretanto, a maioria do eleitorado pesquisado, 69%, ainda não sabe em que irá votar nas eleições. E outros nomes citados ficaram com 1,8% no total.

Em uma suposição estipulando os nomes com maior evidência para as eleições municipais deste ano, a Paraná Pesquisas apresentou 12 nomes para a disputa do cargo. Kalil lidera com folga, com preferência de 53% dos entrevistados; Tramonte aparece na segunda posição com 17,4%; seguido por Xavier, com 2,9%; Áurea Carolina, com 2,7%; Eros Biondini (PROS), com 2,6%; Professor Wendel (SD), com 1,7%; Azevedo, com 1,3%, e o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), com 1,2%.

Luísa Barreto (PSDB), Simões, o deputado federal André Janones (Avante) e o deputado estadual Bruno Engler (PSL) ficaram abaixo de 1%.

Ficaram abaixo de 1% os seguintes nomes: Luísa Barreto (PSDB), Simões, o deputado federal André Janones (Avante) e o deputado estadual Bruno Engler (PSL).

Governo estadual

Na pesquisa também houve a avaliação dos mandatos do governador Romeu Zema  (NONO), registrando que 48,9% dos entrevistados aprovam a gestão, 46,5% desaprovam e 4,5% não sabe ou não quis opinar.

E ainda, 4,8% pensam que a administração de Romeu Zema é ótima, 27,5% acreditam que ela é boa e 34,2% consideram regular. Quanto a reprovação, 12,4% dos entrevistados pensam que o mandato do governador é ruim, 18,8% acham péssima e 2,4% não sabe ou não quis opinar.

Governo Federal

Já quanto ao presidente Jair Bolsonaro, os registros mostraram que 48,8% do eleitorado aprovam a administração do chefe de Estado, 47,5% reprovam. Enquanto 3,7%  não sabem ou preferem não opinar.

Destrinchando os números, 11,4% do eleitorado considera o governo do presidente ótimo. Já 23,9% considera boa e 28,2% regular. Quanto a reprovação, 9,6% acha a gestão de Bolsonaro ruim e 24,9% péssima. E 1,9% não soube ou não quis opinar.

O grau de confiança da pesquisa corresponde a 95% com uma margem de erro de, aproximadamente, 3,5%.

Veja também: Alexandre Kalil demite Juca Ferreira da Secretaria de Cultura Municipal de BH

COMENTÁRIOS