Menu

Mais de 40 pessoas estão desalojadas em Ouro Preto devido às fortes chuvas

Na sexta-feira, quatro famílias foram removidas no bairro São Cristóvão por estarem em áreas de risco.
07/01/2022 às 22:17
Tempo de leitura
3 min
Foto: Defesa Social de Ouro Preto
Foto: Defesa Social de Ouro Preto

Ouro Preto segue tendo problemas com as fortes chuvas. De acordo com a Defesa Social Municipal, mais de 394 ocorrências foram atendidas desde o dia 31 de dezembro. Na sexta-feira, 7 de janeiro, quatro famílias foram removidas no bairro São Cristóvão por estarem em áreas de risco. Ao todo, 44 pessoas estão desalojadas na cidade, mas não há desabrigados.

Cerca de 44 pessoas estão desalojadas em Ouro Preto devido às fortes chuvas
Foto: Defesa Social de Ouro Preto

Ainda de acordo com a Defesa Social, os pontos mais afetados pelas chuvas são os da serra de Ouro Preto, que compreende desde o bairro São Cristóvão até o Bairro Taquaral. Porém, em primeira vista, não há risco imediato agravado ou diferenciado no centro histórico, embora o alto índice pluviométrico deixe as autoridades em alerta. O ponto crítico mais próximo da área central é o da Rua Padre Rolim, que tem uma conformação geológica com grande infiltração.

O número de pontos críticos estipulados, de acordo com o levantamento mais recente (2012), é de 313. A Defesa Social de Ouro Preto salienta que estão em alerta máximo em função do alto índice pluviométrico, que ultrapassou a média histórica para o período. No mês de dezembro choveu 413mm e só nos cinco primeiros dias de janeiro já foram alcançados 33% da média estipulada para o mês. Assim, o alerta meteorológico da Defesa Civil Municipal vai até o final do período chuvoso.

Há um Plano Municipal de Redução de Riscos que está em fase de elaboração pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Defesa Civil Municipal. Os dados já foram coletados e será emitido um relatório. Porém, outra fase do processo é a formação de atores envolvidos no risco e, por fim, a especificação dos riscos propriamente dita.

Outras cidades também estão sofrendo com as fortes chuvas e com o alerta ligado. Em Congonhas, há 55,3 km de Ouro Preto, há alagamento e risco de deslizamento.

Desabamento de Casarão

Parte do Casarão do Vira Saia, localizado no Bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, desabou na tarde de sexta-feira. O imóvel estava escorado, mas com a forte chuva, parte da estrutura cedeu.

Veja imagens:

Neste mês de janeiro, a Prefeitura de Ouro Preto desapropriou o Casarão Vira Saia, que foi construído no século XVIII, em virtude de problemas estruturais e risco de desabamento. O imóvel está escorado desde 2015, custeado pela administração municipal, seguindo determinação da Justiça. A iniciativa da desapropriação foi tomada em conjunto pelas Secretarias de Cultura e Patrimônio e da Secretaria de Educação.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:54