Com uma média de 20 novos casos confirmados por dia para o novo coronavírus nos últimos sete dias, nesta sexta-feira (29), a cidade de Mariana chegou ao número de 214 infecções, sendo 118 do setor privado.
No boletim epidemiológico mais recente divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde é informado que 42 pessoas se recuperaram da Covid-19 e que sete pacientes evoluíram a óbito. O total de casos descartados por teste ou critérios clínicos é de 93. Além disso, cinco pacientes aguardam resultados de exame após amostras serem enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Os mais recentes números de casos confirmados na primeira cidade fundada em Minas Gerais revela o quanto a sub-notificação dos números de contaminações pelo novo coronavírus pode ser relevante em vários municípios o país. A partir do momento que algumas empresas começaram a realizar os testes rápido, o número de casos na cidade mineira saltou de 69 para 214 no período de sete dias. Os 118 casos confirmados envolvendo colaboradores do setor privado representa 55% do total de registros para o novo coronavírus em Mariana.
Ademais, no momento 706 pacientes estão em monitoramento em Mariana. Essas pessoas estão em isolamento e serão acompanhados durante 14 dias pois não se enquadram nos critérios para coleta de exame. O total de pacientes que receberam alta após o período de monitoramento já chega a 1.279.
Idoso, de 81 anos, se cura da Covid-19 em Mariana
Um vídeo emocionante repercutiu nas redes sociais dos moradores de Mariana e região. Nas imagens divulgadas pelo Hospital Monsenhor Horta, Vicente André do Santos, idoso de 81 anos que contraiu o coronavírus, aparece deixando a unidade de saúde sob os aplausos de muitos profissionais que trabalham no local.