Menu

Material da rampa de acesso ao Jardim de Mariana será trocado pelo mesmo do calçamento da rua, informa prefeitura

01/10/2020 às 11:10
Tempo de leitura
2 min
Ruas adjacentes, na Praça Gomes Freire, com o mesmo calçamento - Fotos: Arquivo/Mais Minas e Últimas Notícias - Mariana - MG/Facebook
Ruas adjacentes, na Praça Gomes Freire, com o mesmo calçamento - Fotos: Arquivo/Mais Minas e Últimas Notícias - Mariana - MG/Facebook

Nesta semana, uma polêmica em relação à revitalização do Jardim de Mariana, na Praça Gomes Freire, tomou conta do debate da cidade. É que a revelação de fotos de uma rampa de acesso ao Jardim, construída pela Fundação Renova, causou revolta em moradores, políticos e comerciantes, que alegam que o material utilizado descaracterizou o patrimônio histórico e um dos principais pontos turísticos da cidade.

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=670410380251431&id=625044724787997
https://www.facebook.com/bruno.mol.5/posts/1227641177608198
https://www.facebook.com/aida.anacleto/posts/3412776515476605

Em 2019, o anúncio da revitalização do Jardim, apesar de tratado como um grande avanço pelos órgãos públicos marianenses, acabou trazendo muita discussão e dúvidas entre os moradores da cidade. Alguns aprovavam, outros discordavam das obras e era muito comum ver comentários questionando a aplicação de recursos em um local já “pronto”, como diziam os próprios marianenses. Na época, o secretário de cultura, patrimônio histórico, turismo, esporte e lazer, Efraim Rocha, explicou que as verbas foram provenientes da Fundação Renova, com um destino já especificado. O dinheiro recebido é para investimento em praças, especificamente. Ou seja, não havia possibilidade do valor ser revertido para outras áreas.

Após imagens da nova rampa circularem pelas redes sociais e em diversos jornais, o Iphan encaminhou um ofício pedindo para a Fundação Renova alterar o acabamento da travessia. Posteriormente, a Fundação informou que vai acataria a decisão após uma orientação do Iphan sobre como o calçamento deveria ficar.

Nesta quinta-feira (1), a Prefeitura de Mariana informou que acertado entre as equipes da prefeitura, Iphan e Renova que o material da rampa será substituído por seixos rolados, provenientes do próprio calçamento da rua. A rampa, no entanto, permanecerá. Sobre a rampa, o Executivo informou que a sua construção é uma forma de garantir a acessibilidade de todos e, ao mesmo tempo, cumprir a Lei Federal 10098/00.

A partir desta quinta-feira, a Fundação Renova, responsável pela obra, irá começar a substituir o material da rampa. A intervenção é pequena, tendo um prazo curto para realização.

Baixe o arquivo do projeto de revitalização do Jardim de Mariana

COMENTÁRIOS
Última atualização em 01/10/2020 às 11:28