Thiago Augusto, também conhecido como Matéria Prima, é reconhecido como um dos principais MCs da cena Hip Hop nacional. Dono de uma construção lírica inconfundível, Matéria descreve o cotidiano de forma ampla, construindo a partir da subjetividade que, ora apresenta a beleza da trajetória, ora aponta suas mazelas.
Artista inquieto, Matéria tem construído sua história em diversos projetos, passando pela banda Zimun, o grupo TETRIZ e seus discos recentes, dentre os quais se destacam “2 Atos”, produzido por Gui Amabis, trabalho no qual apresenta sua faceta melódica explorando outros estilos musicais além do rap, “Bem Boom Bap”, produzido pelo beatmaker Dario Beats, neste trabalho em que prestam uma homenagem moderna ao período clássico do rap mundial e, o mais recente, “Rascunhos de um Momento Conturbado”, em parceria com o DJ Lotek.
Parte dessa produção será apresentada na série de shows que passa por São Paulo, Brasília e Minas Gerais, nos quais o MC comemora 20 anos de trajetória na música. O próximo show será em Ouro Preto, dia 26/09, às 20h, no Centro de Convenções da UFOP (Rua Diogo De Vasconcelos, 328 – Ouro Preto – entrada Gratuita).
A turnê foi selecionada pelo Natura Musical por meio do edital 2019, com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. “Acreditamos na força do Natura Musical para conectar pessoas, valorizar a criatividade brasileira e revelar a diversidade de cada região do país”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “O programa já circulou por 20 Estados, apostando em talentos locais. Em Minas Gerais, por exemplo, o edital já ofereceu recursos para 122 projetos da música, como Juliana Perdigão, Fernanda Takai, Graveola, Beto Guedes, Flavio Venturini e Gilvan Oliveira e, agora, MC Matéria Prima”, complementa.
Trajetória criativa no Hip Hop
Matéria tem uma longa história como MC. O Músico, em meados dos anos 90, já arriscava versos junto às manobras de skate, quando em 2000, a convite do MC Marechal, tornou-se integrante do extinto coletivo Quinto Andar, um dos mais importantes, expoentes do rap brasileiro na última década. Desde então desenvolve seu trabalho musical no rap, participando ativamente de outros coletivos como a banda Zimun (banda belorizontina que produz um som único calcado em referências de jazz, dub e hip hop); Duelo de MCs (um dos principais projetos da cidade e do rap nacional, realizado desde 2007).
Em 2011, organizou seu material autoral e gravou seu primeiro EP, intitulado “Material de Estudo”, sua primeira incursão em uma produção solo. Mas não para por aí; Matéria Prima tem dialogado com novos produtores e parceiros.
Por pesquisar intensamente o rap norte americano, aprendeu a língua inglesa de forma autodidata, o que mais tarde gerou a oportunidade de ser o intérprete de África Bambaataa (Considerado um dos pais do hip hop por ter sido o primeiro a utilizar o termo e para referir-se às manifestações artísticas dessa cultura) em sua passagem pelo Brasil em 2013.
Entre 2016 e 2017 lançou o álbum 2 Atos, com produção de Gui Amabis e com shows dirigidos pela premiada atriz Grace Passô.Em 2017 com os cariocas Ramiro Mart e o beatmaker Goribeatzz formaram o TETRIZ e lançaram os EPs “Primeira Fase” e “Segunda Fase”. Em 2018 lançou com o produtor paulistano Dario Beats, o elogiado “Bem Boom Bap” e em 2019 apresentou o álbum “Rascunhos de um Momento Conturbado”, em parceria com o DJ Lotec.
Sobre Natura Musical
Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu R$ 132 milhões no patrocínio de 418 projetos – entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais e filmes. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais.
Em 2018, o edital do programa selecionou 50 projetos em todo o Brasil, entre artistas, bandas e coletivos, e estabeleceu parcerias com 10 festivais independentes de Norte a Sul do país. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 100 shows para adultos e crianças ao longo de 2018.