O Campeonato Brasileiro já chegou à sua metade e a disputa pelo título está tomando forma, tendo o Atlético como líder, com 42 pontos, e candidato a levantar o caneco, seguido de Palmeiras em segundo, com 35, e Flamengo em terceiro, com 34, mas com dois jogos a menos.
A campanha do Atlético tem números impressionantes, tendo tudo para fazer história no Campeonato Brasileiro. Com 13 vitórias, três derrotas e três empates, o Galo tem 73% de aproveitamento no Brasileirão. Como mandante, o Alvinegro, em oito partidas, venceu seis, empatou e perdeu um jogo, dando em um aproveitamento de 79,16%.
Em pontos, Palmeiras e Fortaleza possuem campanha melhor como mandante que o Atlético, com 22 e 21 pontos respectivamente, enquanto o Galo tem 19. Porém, o Alviverde tem três e o tricolor dois jogos a mais em casa que os mineiros. Em aproveitamento, o tricolor cearense tem 70%, o Porco 66% e o Flamengo 66%.
Já na segunda metade do campeonato, o Atlético sustenta uma invencibilidade de 11 jogos no Brasileirão. Em casa, o Galo não perde há seis partidas na liga nacional. Com excelentes números como mandante, o Alvinegro terá mais partidas em seus domínios que os principais concorrentes ao título da competição, Palmeiras e Flamengo, que terão oito e nove partidas em casa cada um, respectivamente.
Com tudo isso, cresce a expectativa do torcedor atleticano de quebrar o tabu de 50 anos sem conquistar o Campeonato Brasileiro. O Atlético venceu tanto Flamengo quanto Palmeiras em casa no primeiro turno do Brasileirão e agora terá que encarar ambos fora na segunda metade da competição.
No entanto, atuar fora de seus domínios não parece ser um problema para o Galo, que, em pontos, é o time de melhor campanha como visitante do campeonato, com 23 pontos conquistados em 11 confrontos, dando em um aproveitamento de 69,7%. Apenas o Bragantino tem uma porcentagem melhor fora de casa no Brasileirão, com 74% de aproveitamento.
Depois de uma bateria de quatro jogos fora de casa, somando três pelo Brasileirão e um pela Copa do Brasil, o Atlético retorna à Belo Horizonte, onde enfrentará o Fluminense, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, 15 de setembro, às 19h. O Galo também jogará em seus domínios contra o Sport no sábado, 18 de setembro, às 19h, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.