Uma menina de somente três meses de idade morreu ao cair de bebê conforto, no final da tarde de ontem (22), numa fazenda, em Campo Alegre, zona rural de Patos de Minas. Segundo a mãe da criança, que estava bastante comovida, ela transportava Cecília Leal Rodrigues de dentro de casa para o carro quando o equipamento girou e o bebê foi ao chão, batendo a parte frontal da cabeça no solo.
O fato foi confirmado pelo pai da menina. Os pais de Cecília ainda informaram que a menina chorou duas vezes após a queda, antes de parar de respirar. Segundo eles, o bebê não estava preso pelo cinto de segurança do equipamento.
Após o acidente, os pais anda levaram Cecília para o Hospital Municipal de Lagoa Formosa, mas a criança chegou sem os sinais vitais. A mãe, de 24 anos, contou ainda que tentou realizar os procedimentos de primeiros socorros, mas não obteve respostas da filha. Segundo funcionários do hospital, os pais chegaram no local desesperados e implorando para que a equipe salvasse a criança.
Bebê conforto
Bebê conforto é uma espécie de assento feito para manter a segurança e auxiliar na sustentação de crianças. De acordo com o INMETRO (item 34), ele é destinado aos bebês de até 13 kg e deve ser utilizado para transportar as crianças desde o seu nascimento.
Separamos algumas recomendações do site especializado Tricae sobre a utilização dos equipamentos bebê conforto, veja:
- É preciso ter cuidado para que os bebês sejam transportados de um lugar para o outro.
- São lei para o deslocamento de crianças dentro dos carros a fim de evitar acidentes.
- As crianças recém-nascidas ainda não possuem uma boa sustentação do corpo, o que exige ainda mais cuidados para evitar incidentes.
- Muitos pais ainda tem dúvida em relação ao modo que a cadeirinha deve ser instalada no carro. Se informe como fazer sem se esquecer de que a idade e o peso da criança devem se adequar ao modelo.
- Mesmo com todo o cuidado com a segurança dos bebês dentro do carro, o trânsito não deixa de ser perigoso. É necessário que a atenção seja absoluta.
- Não esqueça de desativar os Air Bags traseiros para não machucar a criança no caso de uma colisão.
- Caso haja uma colisão, troque a cadeirinha o quanto antes, mesmo que aparentemente ela não apresente nenhum problema ou defeito devido ao impacto.
Veja também: Criança de 3 anos morre ao ser atropelada por caminhonete do pai, em BH