Black Friday já é a maior data do e-commerce do Brasil, considerando a quantidade de buscas online. Em estudo criado pelo site do Bons Investimentos, com dados do Google, verificou-se que a expressão Black Friday (e suas variações) foram buscadas, ao menos, 10,6 milhões de vezes no último ano, batendo o valor associado ao Dia das Mães, com 8,4 milhões de buscas.
No estudo, comparou-se cada estado brasileiro, assim como sua população, para entender em que unidade federativa mais se busca cada uma dessas datas do e-commerce. No topo da lista, está o Distrito Federal, com 7,38 buscas/ mil habitantes, seguido por São Paulo, com 6,85. Já estado de Minas Gerais é o 5º que mais busca por ‘Black Friday’ no país, com 4,7 buscas por mês a cada mil habitantes. Confira abaixo um trecho do texto do estudo.
Pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Provokers com 1,5 mil entrevistados em todas as regiões do país, mostra que a Black Friday é conhecida por 99% dos brasileiros.
O mesmo estudo mostra também que a intenção de compra dos consumidores subiu para 58% em 2019, sendo que 69% já sabem em que categorias pretendem comprar. Dessa forma, 92% dos brasileiros alegam que pretendem comprar na ocasião.
Outro ponto relevante revelado no estudo é sobre o gasto médio esperado para a edição de 2019 da Black Friday. Espera-se que o consumo médio seja de R$ 1.300, um valor especialmente discrepante quando comparado com o ticket médio de vendas no e-commerce, que tem previsão de R$ 447 em 2019, de acordo com estimativas do 39º relatório Webshoppers, da Ebit.
Leia também: Minas Gerais é o estado que mais gerou emprego no país em outubro