Menu

Minasmundo Ouro Preto reúne escritores e pesquisadores para debater sobre o modernismo

Evento que acontece entre os dias 25 e 27 de Março reúne grandes personalidades da academia brasileira, como Lília Schwartz e Conceição Evaristo
28/02/2024 às 08:08
Tempo de leitura
3 min
Conceição Evaristo retorna à Ouro Preto no dia 27 de Março. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Conceição Evaristo retorna à Ouro Preto no dia 27 de Março. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Com uma rede composta por mais de 70 pesquisadores de diferentes instituições, do Brasil e do exterior, o Minasmundo surgiu há cerca de quatro anos com o objetivo de rediscutir o sentido cosmopolita que do modernismo.

Conceição Evaristo retorna à Ouro Preto no dia 27 de Março. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Entre os dias 25 e 27 de Março acontece o seminário Minasmundo, Ouro Preto (2024-1924) para debater diversas questões sobre história, modernismo e cosmopolitismo. Os eventos acontecem no Museu da Inconfidência e na Casa Guignard. Durante o seminário, acontecem diversos minicursos sobre o modernismo. A inscrição é gratuita e acontece até o dia 18/3 pelo e-mail [email protected]

Material de divulgação do Seminário Minasmundo. Foto: Minas.mundo / Instagram

Presenças ilustres

Durante os dias de seminário, Ouro Preto recebe grandes pesquisadores do cenário nacional e internacional, dentre elas Lília Schwarcz e Conceição Evaristo. Lília é antropóloga e historiadora, autora dos livros “Brasil: Uma Biografia” e “Sobre o Autoritarismo Brasileiro: Uma breve história de cinco séculos” que aborda questões que ajudam a enteder o por que o Brasil se tornou uma nação mais excludente que inclusiva ao longo dos anos, e os caminhos a serem enfrentados para a elaboração de uma agenda mais justa e igualitária.

Conceição Evaristo retorna à região dos inconfidentes pouco tempo depois de ter marcado presença no Museu Boulieu, em Ouro Preto, e no Museu de Mariana no final de 2023, onde abordou sobre sua escrita, trajetória e relação com a região. A renomada poetisa e romancista participa do encerramento do evento, com uma roda de conversa ao lado de Silviano Santiago e Leda Maria Martins sobre os sentidos do cosmopolitismo.

Confira a programação:

Seminários confirmados:

. Miragens e redescobrimentos do Brasil, com André Botelho, Angelo Oswaldo e Lilia Schwarcz. 25/10/2024 na Casa da Ópera, às 10h30.

. Uma reabertura de visões sobre os sentidos do cosmopolitismo, com Silviano Santiago, Conceição Evaristo e Leda Maria Martins. 27/10/2024 na Casa da Ópera, às 17h.

Em breve, será divulgado a programação completa do evento.

Minicursos:

. 25/03 – 14h: Mulheres Mineiras e feminismos, com Mariana Chaguri (Unicamp) e Rita Lages (UFMG)

. 26/03 – 14h: Sou do Mundo, sou Minas Gerais: Milton Nascimento, com Bruno Viveiros Martins (Estácio – BH)

. 27/03 – 10h:No direction home: Poesia e viagem, no modernismo e depois, com Emílio Maciel (UFOP) e Rafael Lovisi Prado

. 27/03 – 14h: Guignard entre modernistas, com Eduardo Dimitrov (UNB)