Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
O Ministério da Saúde lançou material de prevenção, orientação e informação sobre o novo coronavírus, que chegou ao Brasil na última semana. As ferramentas são cartilha informativa, plataforma web (site) e aplicativo para celulares Android e iOS. Já são dois casos confirmados no país.
A plataforma web pode ser acessada pelo endereço http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus, nela é possível encontrar indicadores de saúde agregados por município, notificações de casos da doença. Em Minas Gerais, atualmente, são 17 casos suspeitos sendo monitorados, com três deles sendo descartados.
Já o aplicativo pode ser baixado em celulares com sistema Android ou IOs. Para acessar a página de download, basta clicar no nome respectivo ao sistema de seu aparelho. O app trás informações sobre sintomas, prevenção, notícias atualizadas sobre o coronavírus, o que fazer em casos de suspeita e até mesmo um mapa indicando as unidades de saúde mais próximas.
Além disso, foi produzida uma cartilha informativa com diversas informações sobre o coronavírus. Para baixá-la, basta clicar no título abaixo:
Cartilha informativa – Coronavírus
Sintomas do coronavírus
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.
Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:
- Febre
- Tosse
- Dificuldade para respirar
Monitoramento
O Ministério da Saúde monitora 16 países para casos suspeitos do coronavírus. São eles:
- Alemanha
- Austrália
- Emirados Árabes Unidos
- Filipinas
- França
- Irã
- Itália
- Malásia
- México
- Camboja
- China
- Coreia do Norte
- Coreia do Sul
- Japão
- Singapura
- Tailândia
- Vietnã
Veja também: “A pessoa está em isolamento domiciliar”, diz prefeito de Ouro Preto sobre suspeita de coronavírus