Menu

Moradores de Congonhas lotam reunião para discutir suspensão das atividades da barragem de Casa de Pedra

31/01/2019 às 09:00
Tempo de leitura
3 min

Mais de 1,5 mil moradores se espremeram na noite de terça-feira (29) na rua Carlota Cordeiro e aos gritos de “fora barragem”, expressaram a sua indignação, a apreensão e a insegurança em que vivem os moradores congonhenses que moram próximos a barragem de Casa de Pedra, da CSN Mineração.

Moradores de Congonhas lotam reunião para discutir suspensão das atividades da barragem de Casa de Pedra

Moradores de Congonhas lotaram reunião e expressaram indignação – Foto: Reprodução/Correio de Minas

Apesar da reunião ter sido convocada pela Associação de Moradores do bairro Residencial, o encontro contou com congonhenses de diversos bairros da cidade.

Após o rompimento da barragem do Córrego da Mina do Feijão, em Brumadinho, a barragem de Casa de Pedra tem sido o principal tema das conversas entre os mais de 51 mil habitantes do Município.

Desde sexta feira quando houve o rompimento da barragem em Brumadinho não durmo”, revelou o prefeito Zelinho, que esteve presente a reunião. “Foi um momento de mobilização e a população atendeu nosso chamado e mostrou que está unida”, disse o presidente da Associação do Residencial, Warlei Ferreira.

Apesar de certo tumulto onde os moradores gritavam palavras de ordem contra a mineradora, as pessoas se solidarizaram com a causa em garantir a segurança diante do risco que apresenta a barragem Casa de Pedra, cuja capacidade é 4 vezes a de Córrego do Feijão em Brumadinho e a maior da América Latina em área urbana. Há quase 10 anos, a barragem é alvo de críticas pelos moradores.

Vereadores de Congonhas pedem suspensão imediata das atividades na barragem de Casa de Pedra da CSN

Barragem de rejeito de minério de Casa de Pedra, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) – Foto: Estado de Minas

Horas antes da reunião, o prefeito Zelinho soltou uma nota em que a prefeitura proibia qualquer alteamento em barragem e responsabilizará criminalmente diretores de mineradoras em caso de rompimentos. Além de populares, marcaram presença na reunião o prefeito Zelinho, vereadores e o promotor Vinicius Alcântara.

Moradores de Congonhas lotam reunião para discutir suspensão das atividades da barragem de Casa de Pedra

Mais de 1,5 mil moradores lotam a reunião e até subiram em laje para participar do ato contra barragem – Foto: Reprodução/Correio de Minas

Propostas

Os membros da associação apresentaram três  propostas de ações a serem reivindicadas pela população de Congonhas à Companhia Siderúrgica Nacional. Depois de aprovadas por unanimidade pelos moradores, elas serão apresentadas hoje a CSN. Por volta das 14h, os congonhenses  se reúnem na praça Jk de onde partirão até a mineradora para entregar as demandas da comunidade.

Outras manifestações estão previstas em Congonhas. O vereador Feliciano Monteiro está organizando uma paralisação do acessoa CSN.

1 – Desocupação imediata dos bairros Residencial Gualter Monteiro e Cristo Rei com remoção dos moradores para residências em áreas seguras da cidade, sob responsabilidade da CSN.

2 – Suspensão das operações na barragem e monitoramento constante de sua estrutura com pessoal qualificado, além de iluminação de toda sua área.

3 – Indenização às famílias por danos morais em decorrência da situação de ameaça constante vivida por todos desde a instalação da barragem no local e seus processos de alteamento.

* Matéria originalmente publicada pelo site Correio de Minas

Última atualização em 19/08/2022 às 09:15