Moradores de Congonhas, Minas Gerais, relatam nas redes sociais ter sentido tremores de terra na cidade durante a noite desta segunda-feira (25), por volta das 20h20. Ainda não se sabe o que causou o tremor, se foi natural, devido à movimentação de placas tectônicas, ou alguma explosão operada por alguma mineradora para desmonte de rocha. Também ainda não se sabe a intensidade do tremor na escala Richter.
Nas redes sociais, os moradores demonstram grande preocupação com o ocorrido, principalmente pelo temor de que o tremor possa causar algum impacto na barragem Casa de Pedra, da CSN, considerada a maior da América Latina em área urbana.
O tremor foi sentido por moradores do bairro Pires, Residencial, e há também relatos em outros bairros da cidade. Informações nas redes sociais ainda dizem que o tremor também foi sentido nas cidades de Belo Vale e Moeda.
Segundo a Coordenaria da Defesa Civil (CEDEC), não houve nenhum tipo de dano ou vítima. Em contato com a Polícia Militar, o Sgt. Roberto Silva informou que o batalhão recebeu várias ligações, mas que não houve acionamento. A Defesa Civil também entrou em contato com o Compdec Wagner Cordeiro, que informou que o tremor foi sentido em vários pontos da cidade e que ainda não se sabe a causa.
Sobre a barragem Casa de Pedra, a Defesa Civil informa que inicialmente a CSN não identificou dano na estrutura.
Veja algumas reações nas redes sociais:
Aí tá tendo terremoto em Congonhas pqp,tremeu minha casa aqui
— vivi (@ferreiraszzs) November 25, 2019
Gente de Congonhas e região que sentiu um tremor/terremoto: coloquem dentro de suas bolsas identidade, cartão do sus, dinheiro, cartão de credito, remédio (caso vc faça uso de uma medicação diária) e deixem tudo na mão, pra que seja mais fácil sair de casa caso precise.
— ?? ????? ?? ℭ????????? ?? (@KatheAvenger) November 26, 2019
https://twitter.com/Mahrezende01/status/1199123425752686593
Tremor em Congonhas e risco de abertura na barragem que é 3 vezes maior do que a de Mariana, tô com muito medo…
— Paulo Henrique S. Cardoso (@paulocardosw) November 26, 2019