Menu

Cão-herói: morre cão do Corpo de Bombeiros que atuou em Mariana e Brumadinho

29/10/2019 às 11:00
Tempo de leitura
4 min

Na noite desta segunda-feira (28), o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), anunciou que o “cão-herói” Thor, da raça border collie, que fez parte das equipe de buscas, resgate e salvamento em Mariana e Brumadinho, morreu no último sábado (26).

Não só nos rompimentos das barragens, uma em 2015 em Mariana e outra em 2019, em Brumadinho, o “cão-herói” esteve presente trabalhando. Thor participou das buscas pelo esportista francês no pico do Marins em maio de 2018 e nas buscas pelos corpos após o desabamento de edificações no bairro Mantiqueira em Belo Horizonte, também no ano de 2018.

Thor era um cão da raça border collie, com 5 anos e 2 meses de idade. A causa da morte está relacionada a pancreatite e ele também estava com leishmaniose. Segundo os bombeiros, o cão também teve o intestino delgado rompido, ocasionando uma hemorragia.

Mesmo após o falecimento, a corporação reconhece seus esforços e traz na homenagem:  “Graças à atuação dele, inúmeras famílias puderam ter seus entes queridos localizados e velados. Thor era considerado uma referência nacional na localização de pessoas desaparecidas”.

Leia na íntegra a homenagem do Corpo de Bombeiros:

“É com muito pesar que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) informa o falecimento do cão Thor, que integrava a equipe de busca, resgate e salvamento com cães do CBMMG. Thor era um cão da raça border collie, com 5 anos e 2 meses de idade e teve seu atestado de óbito homologado com septicemia relacionada a um quadro de pancreatite, ele ainda possuía um quadro de leishmaniose. Thor estava recebendo tratamento médico veterinário desde o início do aparecimento dos sintomas, mas devido à rápida evolução do quadro, não resistiu e teve seu óbito atestado no sábado, 26/10.

Thor atuou em diversas ocorrências de destaque tais como o rompimento de barragem de Mariana, o desaparecimento do esportista francês no pico do Marins, o desabamento de edificações no bairro Mantiqueira e mais recentemente, sua atuação foi decisiva na localização de vítimas na tragédia de Brumadinho.

Graças à atuação dele, inúmeras famílias puderam ter seus entes queridos localizados e velados. Thor era considerado uma referência nacional na localização de pessoas desaparecidas.

O motivo do óbito do cão, que realizou a necropsia na data de 28/10, foi pela ruptura do intestino delgado na porção do duodeno ocasionado pela presença de um corpo estranho e que resultou em hemorragia abdominal.

A família Bombeiro Militar encontra-se consternada e enlutecida pela perda desse integrante que nunca foi considerado como apenas um cão e sim como um Bombeiro Militar que verdadeiramente era. Expressamos aqui nossas condolências, em especial aos militares do BEMAD/Canil que atuavam como binômios do Thor e nosso profundo respeito pelo trabalho e legado por ele deixado.

Thor será cremado em cerimônia fechada e não será autorizado o acompanhamento ou entrada da imprensa.

Devido ao fato de todos os militares pertencentes ao canil do CBMMG estarem altamente sensibilizados e emocionados com a perda, não haverá disponibilização de fonte nesse momento e gentilmente pedimos que esse momento de luto seja respeitado”.

Por ser um animal referência no Corpo de Bombeiros na busca por pessoas desaparecidas, Thor já fez muito sucesso nas redes sociais. Postagens no instagram da corporação com fotos do cão-herói movimentou muitas curtidas e muitos comentários. Veja as publicações:

https://www.instagram.com/p/ByX5hDWF9lS/

https://www.instagram.com/p/BvSHjRcFq0X/

https://www.instagram.com/p/BucHIBJlEdF/

 

 Leia também: Homenagens marcam nove meses do rompimento da barragem em Brumadinho

Última atualização em 09/09/2021 às 19:31