Menu

Impedido de assumir a Prefeitura de Mariana, Celso Cota será julgado no TSE em novembro

Se a decisão for favorável ao político, Celso Cota (MDB) e seu vice Cristiano Vilas Boas (PT) assumem a Prefeitura de Mariana. Caso aconteça o contrário, haverá uma nova eleição para definir o prefeito e o vice da cidade.
26/10/2021 às 14:35
Tempo de leitura
3 min
Foto: Facebook / Celso Cota
Foto: Facebook / Celso Cota

O destino da administração pública de Mariana está pautada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso porque Celso Cota (MDB) está impedido de assumir a Prefeitura Municipal, mesmo sendo eleito nas urnas, por conta de uma impugnação determinada pela Justiça. Ele recorreu já em duas instâncias e agora o seu caso será julgado pelo TSE, tendo o Ministro Exmo. Sr. Dr. Sérgio Banhos como relator, no dia 5 de novembro.

Se a decisão for favorável ao político, Celso Cota e seu vice Cristiano Vilas Boas (PT) assumem a Prefeitura de Mariana. Caso aconteça o contrário, haverá uma nova eleição para definir o prefeito e o vice da cidade.

Atualmente, o presidente da Câmara de Mariana, Juliano Duarte (Cidadania), está à frente do poder Executivo marianense, algo que está perto de completar 11 meses.

Relembre o caso

Celso Cota já foi prefeito de Mariana três vezes e teve o seu quarto mandato impedido após uma derrota na Justiça Eleitoral municipal, após a Juíza da 171ª Zona Eleitoral  indeferir o pedido de registro de sua candidatura à Prefeitura Municipal.

A ação de impugnação da candidatura de Celso Cota foi impetrada na Justiça pela Coligação Participação e Confiança, pelo Partido Democrático Trabalhista – PDT e pelo Ministério Público Eleitoral.

De acordo com a sentença, o ex-prefeito de Mariana foi condenado em ação de improbidade administrativa, ficando com suspensão dos direitos políticos por sete anos, de 9 de novembro de 2009 a 2 de junho de 2010 e de 2 de junho de 2015 a 9 de novembro de 2021 – o que gerou, também, a suspensão da sua inscrição eleitoral pelo mesmo período.

Em 2015, Celso Cota foi retirado da chefia do poder Executivo pela Câmara Mariana, após o despacho do promotor de justiça Guilherme de Sá Meneghin, que cobrava a execução da sentença judicial de 2008, que condenou o ex-prefeito, em primeira instância, a ressarcir R$ 80 mil ao erário, além de multa de R$ 160 mil e a suspensão dos direitos políticos por sete anos, considerando que o político fez promoção pessoal com recursos do município.

Celso Cota eleito prefeito de Mariana em 2012, ainda com os direitos políticos cassados pela justiça. Na ocasião, o seu vice Duarte Jr. assumiu a administração municipal, sendo reeleito em seguida.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:50