Menu

Mariana: número de usuários de ônibus sobe 155% com o “Tarifa Zero”

Mesmo com o passe livre, marianenses cobram melhorias no serviço de transporte coletivo.
11/02/2022 às 14:11
Tempo de leitura
4 min
Foto: Mais Minas
Foto: Mais Minas

Com 11 dias de ônibus gratuito em Mariana, surgem as primeiras reclamações por parte dos usuários. A principal delas é quanto à superlotação. Por meio das redes sociais, vários marianenses apontaram o problema e também destacaram a situação pandêmica que o mundo vive nos dias de hoje. Veja os principais comentários feitos no Facebook:

Jadir da Luz Epifânio
Ônibus super lotados, o serviço tá ótimo né meu povo!

Fabiano Roberto dos Santos
Com certeza a população tá achando ótimo só q esqueceram que a Covid-19 continua no ar“.

Renato Gomes
Poderiam colocar ônibus de dois andares, uai! É muito eleitor para um ônibus tão pequeno, esses políticos se superam a cada dia e o eleitor então nem se fala.

Por outro lado, em meio à dezenas de comentários reclamando do ônibus cheio, também há moradores com outras opiniões:

Néia Quirino
Vou dizer uma coisa e não estou nem ai com que vir me encher o saco. Sou marianese de nascimento, morei até a adolescência em Ouro Preto e posso dizer com conhecimento, o povo dessa região quer tudo de graça. E quando tem, ainda reclama.

Silvio Lúcio
Acredito que isso está acontecendo agora por causa da facilidade e por ser sem tarifa, mas daqui a pouco o povo vai se acostumando com a ideia. Com o tempo, as pessoas vão se conscientizado e o transporte vai normalizar. Mas, mesmo assim, tem que colocar mais ônibus nos horários de pico, pois tem muitos trabalhadores q estavam indo pro trabalho a pé por não ter condições de pagar passagem.

Dominique Mendes
Não que eu queira ser ‘do contra’, mas os ônibus só encheram agora? Porque desde que eu me entendo por gente, vive lotado uai!

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um ônibus lotado, com usuários tendo dificuldade de entrar no veículo e, ainda por cima, em meio a um clima chuvoso. Veja:

Vídeo: redes sociais

Logo no primeiro dia de “Tarifa Zero“, muitos usuários já relataram ao Mais Minas o problema com os ônibus lotados, surpreendendo até pessoas de outras cidades que estavam em Mariana.

De acordo com os dados da Prefeitura de Mariana, em uma semana, houve um aumento de 154,41% no número de passageiros em fevereiro. Na primeira semana de janeiro, foram 24.791 usuários entre linhas distritais e circulares. Já nos primeiros sete dias de fevereiro, com a entrada do “Tarifa Zero”, esse número foi para 63.72 passageiros.

Veja os dados fornecidos pela Prefeitura de Mariana, por meio da Transcotta:

Apesar da superlotação dos ônibus denunciada pelos usuários, de acordo com a Secretaria de Defesa Social de Mariana, o número de veículos que estão atendendo à população aumentou, voltando com algumas linhas. Mas a pasta também afirma que está acompanhando de perto a situação e não descarta mais um reforço no número de ônibus para atender a população.

“Nós já fizemos isso. Nos horários de pico, que dá problema, colocamos um reforço. Mas ainda pensamos em reforçar mais ainda em alguns pontos. Estamos pensando várias coisas, acompanhando de perto tudo isso. Mas o aumento foi bom, porque, na verdade, nós voltamos com um monte de linha. Teve um aumento muito grande de usuários, mas a quantidade de linha que está agora não é a que estava antes”, disse o secretário de Defesa Social de Mariana, Tenente Freitas ao Mais Minas.

De acordo com o secretário, Mariana voltou a ter a alta demanda de transporte coletivo que tinha antes da Covid-19. Segundo Tenente Freitas, em 2018, a média mensal de usuários era em torno de 200 mil pessoas e em fevereiro de 2022, esse número será entre 150 mil e 200 mil pessageiros.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:19