Parque Horto dos Contos, em Ouro Preto, está revitalizado

Publicado: última atualização em

O Parque Horto dos Contos, em Ouro Preto, está revitalizado e pronto para ser entregue novamente à comunidade.

O espaço de lazer de 360 mil metros quadrados situado em pleno centro histórico, entre a Igreja do Pilar, a Casa dos Contos e a Rodoviária, abrange o antigo Horto Botânico, na encosta do vale, com vista para o casario histórico da cidade. Ele passou a ser aberto ao público em 2008, porém foi fechado sete anos após a sua abertura, devido à falta de recursos.

PUBLICIDADE

A revitalização só foi possível agora, graças a uma parceria com a empresa mineradora Vale, firmada em novembro de 2019. Foram recuperadas as estruturas físicas (lanchonete, parquinho, vestiários e quadra), reconstituição do piso em áreas erodidas e contenção de parte da encosta próximo à portaria do Pilar. Foi realizada ainda a limpeza do curso de água.

O diretor de Projetos e Áreas Protegidas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edenir Ubaldo Monteiro, o Teteco, avalia a importância deste projeto. “É uma satisfação muito grande. O horto é um cartão postal da cidade, importante para a parte ambiental, estava abandonado e muito depredado. É uma unidade de conservação no centro da cidade, importantíssima também para o turismo, que vai precisar ser fomentado após a pandemia, para aquecer a economia”.

No local existem mais de 80 espécies botânicas identificadas, entre árvores frutíferas, como a pitangueira e a figueira, e outras de grande porte, como o cedro e jatobá. Ao longo dos 2 km de trilhas existem plataformas de madeira para descanso, contemplação da paisagem e até piqueniques.

Placas educativas estão dispostas em todo o trajeto do parque apontando as espécies florestais e identificando os monumentos presentes na vista de cada mirante. Estes indicadores também mostram os percursos mais curtos e aqueles acessíveis a deficientes físicos, além de transmitirem mensagens em prol da preservação do meio-ambiente.

O parque está pronto para ser reaberto à visitação pública, tão logo a pandemia o permita, e a previsão é de que aconteçam no espaço atividades de intervenções culturais e eventos. A ideia é tornar o horto um ambiente de conservação e buscar usá-lo para pesquisas e estudos, em parcerias com Universidades da região e pesquisadores.

Parque Horto dos Contos, em Ouro Preto, está revitalizado
Horto está pronto para ser reaberto à visitação – Foto: Ane Souz/PMOP
Parque Horto dos Contos, em Ouro Preto, está revitalizado
Foto: Ane Souz/PMOP

História do Parque

O Horto dos Contos foi fundado em 1799.  O local foi idealizado pela Corte Portuguesa para aclimatação de plantas, particularmente especiarias, como o cravo da Índia, a canela, a pimenta, a árvore pão, além do cultivo de plantas e sua disseminação, com a finalidade de gerar desenvolvimento para as localidades.

Difundindo novas culturas agrícolas, o horto teve papel importante no estudo das espécies originais dos povoados mineiros e na domesticação de plantas enviadas de locais distantes, como Pará, Rio de Janeiro, Portugal ou de outras partes do Império Português.

Parceria com a Vale

A parceria entre a Prefeitura de Ouro Preto com a Vale trouxe um grande investimento para o local. De acordo com o prefeito de Ouro Preto Júlio Pimenta, em entrevista cedida ao Mais Minas no mês de novembro de 2019, a mineradora investiria cerca de R$ 500 mil para a recuperação de toda a área, além de melhorias em questão de conforto e também acessibilidade. O projeto traz uma recuperação do local, revitalizando o que foi proposto com mais atividades e maior empenho.

Assim, a revitalização buscava dar a cidade de Ouro Preto um local de área verde, dentro do centro histórico, além de trazer atividades educativas, artísticas, musicais e culturais em parceria com instituições privadas e de poder público para que as pessoas possam utilizar da melhor forma possível o local.

Parque Horto dos Contos, em Ouro Preto, está revitalizado
ASSINATURA DO TEMPO DE PARCERIA. VICE PREFEITO, GERENTE EXECUTIVA DE PROJETOS DA VALE, PREFEITO E SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE, OCORRIDA EM NOVEMBRO – CRÉDITO DA FOTO: KINDERLLY BRANDÃO/MAIS MINAS

A obra tinha previsão de conclusão e reabertura do Horto no final do mês de março de 2020, com todo o espaço pronto e revitalizado. Contudo, a pandemia fez com que os planos iniciais fossem adiados.

Além da recuperação, estava previsto um plano de negócios da gestão do espaço com segurança e limpeza. Quando for reaberto, a entrada ao Horto será gratuita, dando oportunidade para que todos conheçam o local e possam usar dessa área contemplativa com segurança e tranquilidade.

O diretor de Projetos e Áreas Protegidas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edenir Ubaldo Monteiro, ressaltou em novembro à importância do projeto para o município: “O horto é um cartão postal da cidade, muito importante para a parte ambiental, já que a parte botânica já foi muito utilizada para pesquisas bem sucedidas no passado, e a nossa ideia é continuar com esse uso do espaço no futuro”.

* Com informações da Prefeitura de Ouro Preto

COMENTÁRIOS

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS