A Prefeitura de Ouro Preto realizou a entrega de certificados e medalhas a estudantes do distrito de Antônio Pereira que participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A cerimônia ocorreu após a participação dos alunos na edição mais recente da competição.
Entre os destaques, o estudante Thiago recebeu medalha de ouro em nível nacional. Segundo os organizadores do projeto, é a primeira vez que um aluno do distrito alcança esse resultado na competição.
O prefeito Angelo Oswaldo acompanhou a cerimônia e comentou a iniciativa. “Estou muito feliz de estar aqui em uma das iniciativas mais bonitas do nosso mandato”, afirmou.
Participação e reconhecimento
De acordo com o professor orientador e instrutor de tecnologia, Samuel Borges, a cerimônia marcou o encerramento de um ciclo de atividades desenvolvido ao longo do último ano.
“Hoje foi um dia muito importante para a comunidade Antônio Pereira. Tivemos a cerimônia para entregar o certificado de participação dos alunos que participaram conosco nesse projeto no ano passado”, disse.
O assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Samuel Sabino, destacou o resultado alcançado pelo estudante. “Pela primeira vez, Antônio Pereira teve um aluno sendo premiado na Olimpíada Brasileira de Robótica com medalha de ouro”, afirmou.
Projeto atende estudantes do distrito
O projeto de robótica desenvolvido no distrito teve início em novembro de 2024 e atende cerca de 60 alunos por semestre. As atividades envolvem ensino de programação, construção de protótipos e resolução de desafios práticos.
Segundo a organização, o laboratório onde ocorrem as aulas foi implantado como parte de ações voltadas à formação tecnológica dos estudantes.
A participação na OBR integra esse processo formativo, que busca ampliar o contato dos alunos com ciência e tecnologia.
Sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica
A Olimpíada Brasileira de Robótica é voltada para estudantes do ensino fundamental, médio e técnico. A competição propõe desafios que envolvem lógica, programação e soluções para problemas inspirados em situações reais.
Além da disputa por medalhas, a iniciativa busca estimular o interesse dos alunos por áreas ligadas à ciência e à tecnologia.







