Ouro Preto é a oitava cidade de Minas onde os turistas mais usam cartão para pagamentos

Análise da Visa lista os munícipios do Estado que recebem mais turistas domésticos com cartões Visa e analisa como os brasileiros consomem na região

Conhecida por suas cidades da era colonial, Minas Gerais é um dos principais destinos de férias e negócios no Brasil. De acordo com o levantamento da Visa Consulting & Analytics (VCA) – consultoria da Visa, entre outubro de 2018 a setembro de 2019, as cidades mineiras de Belo Horizonte, Uberlândia, Confins, Juiz de Fora e Uberaba foram os locais no Estado em que turistas brasileiros mais usaram os cartões Visa nos segmentos relacionados ao turismo, como hospedagem, aluguel de carros, restaurantes, entretenimento e despesas com agências de viagens. A cidade histórica Ouro Preto, destino de muitos turistas, é a oitava no ranking.

Em Belo Horizonte, o segmento de aluguel de carros representa 53% do volume de pagamentos de turistas com cartões Visa. Hospedagem vem logo em seguida (24%), restaurantes (15%), despesas com agências de viagens (6%), e entretenimento (3%).

O setor de aluguel de carros também é a principal categoria com maior volume no uso de cartões Visa por turistas em Uberlândia (43%), seguidos por hospedagem (30%), restaurantes (21%), entretenimento (4%) e despesas com agências de viagens (3%).

Em Confins, aluguel de carros representa 42% do volume dos pagamentos com Visa, seguidos por despesas com agências de viagens (31%), restaurantes (22%), e hospedagem (1%).

Já em Juiz de Fora, hospedagem lidera com maior volume no uso de cartões Visa por turistas domésticos (35%), seguidos por restaurantes (33%), aluguel de carros (25%), despesas com agências de viagens (5%), e por fim, entretenimento (2%).

Quando analisados o volume de pagamento com cartões Visa em Uberaba, hospedagem lidera com 36% do uso, logo em seguida aluguel de carros (30%), restaurantes (28%), despesas com agências de viagens (3%), e entretenimento (2%).

“Os dados mostram que o consumidor já compreende as opções e facilidades que o mercado de pagamentos tem apresentado. À medida que as cidades adotam o uso de pagamentos digitais, os impactos podem ter um efeito catalisador no desempenho econômico geral do município, como crescimento do PIB, dos empregos, salários e da produtividade. Todo o comércio se beneficia”, comenta Rodrigo Santoro, Diretor Executivo da Visa Consulting & Analytics no Brasil.

Desde 2018, a Visa e seus parceiros têm promovido o programa Cidades do Futuro, que tem como objetivo incentivar a migração dos pagamentos digitais em cidades que ainda predomina o uso do dinheiro em papel, reforçando esses benefícios, como elevação do crescimento econômico, queda da criminalidade, aumento do nível de emprego, alta de salários e aumento da produtividade dos trabalhadores.  “Já participam diretamente 200 municípios brasileiros de diversas regiões. Em Minas Gerais, Divinópolis, Juiz de Fora e Montes Claros recebem as ações do Cidades do Futuro”, completa Santoro.

Confira abaixo o ranking dos dez primeiros municípios de Minas Gerais onde mais foram utilizados pagamentos digitais por turistas brasileiros, entre outubro de 2018 e setembro de 2019, de acordo com os dados transacionados pela rede Visanet:

  1. Belo Horizonte
  2. Uberlândia
  3. Confins
  4. Juiz de Fora
  5. Uberaba
  6. Camanducaia
  7. Poços de Caldas
  8. Ouro Preto
  9. Contagem
  10. Montes Claros
Comentários