O morador de Ouro Preto ou Mariana tem uma boa opção para o fim de semana pascal. Durante sábado (16) e domingo (17), a Região dos Inconfidentes sediará a ‘2ª Intervenção Poética Nacional’, evento realizado pelo projeto Transvê Poesias, criado e administrado por Anderson Valfré, aluno formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
A ‘2ª Intervenção Poética Nacional’ acontecerá primeiro em Ouro Preto, no sábado. Às 15h, no Adro da Igreja das Dores, o evento se inicia. Logo em seguida, às 16h, na Barra, as atividades seguem na Rua dos Inconfidentes. Já em Mariana, a poesia tomará as ruas no domingo, na Praça Gomes Freire, a partir das 16h.
A realização , claro, é gratuito e aberto para todas as pessoas.
O que é uma Intervenção Poética?
Criado em 2014, o Transvê Poesias está presente em 66 cidades de todos os estados do Brasil. O projeto acredita na possibilidade mudar com educação de qualidade, arte, literatura e sustentabilidade. Agora, a organização completa oito anos de existência, e a comemoração será na realização da ‘2ª Intervenção Poética Nacional’, que terá como tema ‘As Veias da Poesias Brasileira’, em comemoração do Centenário da Semana de Arte Moderna.
Numa Intervenção Poética, são realizadas diversas atividades que aproximam o público da cidade visitada à arte à literatura. Um dos principais exercícios feito é o de preparar, de forma artesanal, poemas em garrafas já utilizadas. Assim, a pessoa, caso queira, pode levar para casa uma poesia, como incentivo à escrita, à leitura e a arte.
Além de Ouro Preto e Mariana, o evento irá acontecer em outras cidades mineiras, como Piranga, Dom Cavati e Belo Horizonte.