The news is by your side.

Em Ouro Preto, Horto dos Contos tem previsão de reabertura para março de 2020; veja fotos

O Horto dos Contos, localizado na região central de Ouro Preto, está fechado para visitação há cerca de quatro anos. O local é considerado um dos maiores e mais belos jardins botânicos do Brasil, além de ser um dos patrimônios tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Por causa do abandono do local, a Prefeitura de Ouro Preto fechou uma parceria com a Vale para a revitalização do “Horto”.

Os trabalhos de limpeza do local começaram no início do mês de novembro e nesta quinta-feira (28), foi feita a assinatura do termo de parceria que dará início às obras de reforma do “Horto dos Contos”.

Em entrevista para o Mais Minas o prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, conta que o local guarda muita história, cultura e uma rica fauna e flora, lembrando a importância da revitalização. “Nós estamos hoje iniciando as obras de recuperação desse espaço. Ele vai ser todo revitalizado. Todos os caminhos, os mirantes. Lá tem um anfiteatro e estrutura de lanchonetes. Tem toda uma parte voltada não só para contemplação mas também para atividades culturais, artísticas e musicais. É um espaço para a população de Ouro Preto e também para o turista”, afirmou. 

Em Ouro Preto, Horto dos Contos tem previsão de reabertura para março de 2020; veja fotos
Assinatura do tempo de parceria. Vice prefeito, Gerente executiva de projetos da vale, prefeito e secretário do meio ambiente – Crédito da foto: Kinderlly Brandão/Mais Minas

A parceria com a Vale traz um grande investimento para o local. De acordo com Júlio, serão investidos cerca de R$ 500 mil para a recuperação de toda a área, além de melhorias em questão de conforto e também acessibilidade. O projeto traz uma recuperação do local, revitalizando o que foi proposto com mais atividades e maior empenho.

Assim, a revitalização busca dar a cidade de Ouro Preto um local de área verde, dentro do centro histórico. Júlio afirma ainda que “nós estamos ai recuperando esse espaço que é um presente para a nossa cidade”. Além de trazer atividades educativas, artísticas, musicais e culturais em parceria com instituições privadas e de poder público para que as pessoas possam utilizar da melhor forma possível o local.

Assim como o prefeito afirma: “É uma efervescência cultural e artística que nós queremos neste espaço, e ao mesmo tempo um local de confraternização, de reencontro, de tranquilidade, contemplação, pra ler um livro, ouvir uma música, pra desfrutar das nossas belezas culturais e nossas belezas arquitetônicas, que é Ouro Preto”.

A obra em questão tem previsão de conclusão e reabertura do Horto no final do mês de março de 2020 ,com todo o espaço pronto e revitalizado. Além da recuperação, está previsto um plano de negócios da gestão do espaço com segurança e limpeza. A entrada ao Horto será gratuita, dando oportunidade para que todos conheçam o local e possam usar dessa área contemplativa com segurança e tranquilidade.

Veja fotos do local antes da revitalização