A Prefeitura de Ouro Preto realizou, na quarta-feira (6 de agosto), a inauguração simbólica das novas placas e totens de sinalização turística da cidade. A ação busca orientar melhor os visitantes sobre a localização de monumentos e pontos históricos, além de oferecer conteúdo informativo por meio de QR Codes.
Três placas já foram instaladas nas imediações da Praça Tiradentes. Outras 146 serão distribuídas em pontos estratégicos do município, seguindo o mesmo padrão visual adotado em outras cidades brasileiras reconhecidas como Patrimônio Mundial.
O prefeito Angelo Oswaldo destacou que a cidade precisava atualizar sua sinalização. “Temos hoje uma sinalização antiga, que está bastante deteriorada. Com a nossa sinalização, iremos identificar melhor todos os percursos. Isso é uma educação patrimonial, ter uma sinalização que atende a todos.”
Segundo o presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), idealizadora do projeto, a padronização da comunicação turística fortalece a experiência de quem visita Ouro Preto. “Estamos uniformizando a comunicação nas cidades Patrimônio da Humanidade e já entregamos essa mesma sinalização, que tem o padrão internacional, em outros sete lugares. Ela vai ser um referencial para quem vem e não conhece a história.”
Para o guia turístico Antônio Carlos, a iniciativa melhora a experiência dos visitantes. “Colocando as placas, não tem coisa melhor: os espaços estão mais bem localizados e os turistas bem direcionados.”
O investimento total é de R$ 600 mil, com patrocínio da Vale e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), viabilizado por meio da Lei Rouanet.