Menu

Ouro Preto recebe lançamento do Festival Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil

14/04/2023 às 22:04
Tempo de leitura
3 min
Foto> divulgação
Foto> divulgação

Quais são os sons do Brasil? Uma variedade de gêneros: samba, choro, MPB, bossa nova e ritmos regionais. Do baião ao xaxado, do axé ao rock n roll e a música clássica. De 15 a 19 de abril, Ouro Preto será palco para o lançamento do “Festival Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil”, uma celebração da música brasileira, com programação gratuita.

O line-up do festival valoriza os talentos locais e abre espaço para a diversidade. Entre os artistas convidados estão, Erika Curtiss e Samba de Sobra, que trazem o melhor do samba e da música brasileira contemporânea, Sérgio Pererê, cantor e compositor mineiro conhecido por sua habilidade em unir diversos gêneros musicais, e a Retreta Musical em comemoração aos 90 anos das Sociedades Musicais Bom Jesus das Flores e Bom Jesus de Matosinhos. Além disso, a Berimbalada, que leva ritmo e alegria às ruas da cidade. Os artistas são referências em seus estilos e irão mostrar ao público a riqueza e a diversidade da música brasileira. O lançamento do projeto também integra a programação da “Semana da Inconfidência Mineira em Conexões”, realizada pelo Governo de Minas.

Além da histórica Ouro Preto, onde o Museu Boulieu abrigará o projeto, Belo Horizonte também será palco para o lançamento do festival em parceria com a Fundação Clóvis Salgado. Nos dias 17 e 18, o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes recebe as comemorações dos 35 anos do programa “Arrumação” com Saulo Laranjeira, um dos programas de televisão mais longevos do Brasil. Para celebrar a data, a atração será gravada ao vivo com participações de artistas como Sérgio Santos, Alexandre Da Mata & The Black Dogs, Moisés Navarro e Lívia Itaborahy. A programação também inclui participações da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) e do grupo Cobra Coral. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Palácio das Artes ou pelo site da Eventim, com a limitação de um par de ingressos por CPF.

O projeto Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil é uma realização da Bento Produções Culturais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura –  PRONAC 211370 -, com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Gerdau, Cedro e Ferro Puro Mineração (empresa do Grupo Avante) em parceria com o Museu Boulieu, Governo de Minas e Fundação Clóvis Salgado. A programação do Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil se estende durante o ano de 2023 em Belo Horizonte e na cidade de Ouro Preto.

Programação | Ouro Preto

15/04 Sábado

8h     “Berimbalada – cortejo de berimbaus”

Local: Praça Tiradentes

16/04 Domingo

20h   “Show Sérgio Pererê”

Local: Museu Boulieu

17/04 Segunda – feira

20h   “Retreta Musical – em comemoração aos 90 anos das sociedades musicais Bom Jesus das Flores e Bom Jesus de Matozinhos”

Local: Museu Boulieu

18/04 Terça – feira

20h   “Show Erika Curtiss e Samba de Sobra”

Local: Museu Boulieu

19/04 quarta-feira

20h   Chorinho: Regional da Barra

Local: Museu Boulieu

Programação | Belo Horizonte

Dias 17/04  e 18/04 às 19h: Gravação do Programa Arrumação | Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes