Menu
TV

Passageiros

30/08/2018 às 17:13
Tempo de leitura
2 min

Passageiros é um filme de ficção científica ambientado em um futuro distante a bordo de uma nave espacial chamada Starship Avalon, que abriga 5.000 passageiros pagantes e mais de 200 tripulantes. Todos estão inicialmente em um sono criogênico profundo para enfrentar a jornada de 120 anos que os levará de uma Terra superpovoada ao um planeta mais hospitaleiro Homestead II.

A espaçonave é como um Titanic no espaço, inafundável, mas que encontra dificuldades quando se depara com um asteroide. Jim Preston (Chris Pratt) acorda de sono criogênico, sozinho, 90 anos antes do navio chegar ao seu destino. Ele passa  um ano tentando encontrar uma maneira de melhorar sua situação, mas descobre que não há como voltar a dormir. A condenação é clara: vai morrer de velhice antes que o navio chegue ao planeta e para se salvar da solidão terá que acordar outra pessoa.

Inicialmente, Jim resiste a esse impulso. Mas ele é atraído por uma mulher, a escritora Aurora Lane (Jennifer Lawrence), e começa uma forma de perseguição. Ele mostra os vídeos que fez antes de sair e lê tudo o que escreveu. Com o passar dos meses, Jim se torna cada vez mais instável, mesmo considerando a hipótese do suicídio. Finalmente, ela toma a decisão de despertar Aurora, também condenando-a ao mesmo limbo que ele está. Jim finge  que foi um acidente e por um tempo  ela acredita nele.

Chris Pratt e Jennifer Lawrence formam um casal forte. Eles têm boa química e Lawrence é capaz de captar as emoções conflitantes de sua personagem. Pratt, por sua vez, é muito melhor quando interage com outro ator. Suas “cenas solo” não têm a profundidade de emoção que observamos em outros atores.

Passageiros é mais romance que ficção. Na fase inicial, o ritmo do filme é lento, mas os aspectos do ato final parecem precipitados e bastante improváveis. Passageiros  é um filme diferente, mas suas questões centrais e dilemas são convincentes. Problemas de lado, é uma viagem que vale a pena percorrer.

Leia também: O Candidato Honesto 2: Leandro Hassum estrela comédia política que chega aos cinemas hoje

Última atualização em 19/08/2022 às 10:50