Teatro Sustentável® com sua Trupe da Meia Noite e do Meio-Dia, se orgulha em levar a magia do teatro para as crianças de 7 a 13 anos de escolas públicas de quatro cidades de Minas Gerais: Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Itabirito. A plateia terá a oportunidade de assistir a uma aventura que fala sobre a importância da cultura, da preservação do meio ambiente e da mineração responsável.
Entre os dias 28 e 31 de agosto, o Grupo Teatral apresentará o espetáculo “Futuro Sustentável”, que foi totalmente adaptado e modernizado, para essas cidades mineiras. O projeto, que é patrocinado pela Jaguar Mining – uma empresa produtora de ouro no Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) – recebe o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e é realizado pela empresa Teatro Sustentável®.
Sinopse
O espetáculo, que tem uma hora de duração, foi criado pela própria Trupe da Meia Noite e do Meio Dia, um grupo teatral que tem como pressuposto mesclar origens mambembes com o teatro contemporâneo.
O roteiro da peça “Futuro Sustentável”, de autoria de Laura M. da Silva, foi totalmente reformulado e traz a mensagem de como a sustentabilidade ajuda o planeta. O novo enredo conta, com muita emoção e apelo ao lúdico, a história de Spillkylon, um alienígena que vem à Terra em missão de paz.
+ Dilsinho volta a Ouro Preto para gravar DVD dois meses depois de fazer show lotado
O extraterrestre mostra a Calel, da Trupe da Meia Noite e do Meio Dia, o que é preciso fazer para minimizar os impactos da destruição do meio ambiente, como separar e reciclar o lixo, economizar água, energia elétrica e plantar árvores.
Após a partida do viajante das galáxias, os amigos Calel e Drake vão mostrar na prática aos pequenos espectadores como criar um futuro sustentável que respeite a vida e os recursos naturais.
Além de assistir à peça, as crianças vão interagir com o espetáculo, participando de atividades que envolvem fontes de energia, energia química, consumo de água e sustentabilidade.
“Somos um projeto de resgate da memória coletiva: é uma forma de levar arte e entretenimento para as crianças, estimulando a imaginação, a criatividade e a consciência ambiental. Elas podem mudar o futuro por meio de algumas ações diárias simples e totalmente possíveis!”, finaliza Christiane Deucher.
Espetáculo Teatral “Futuro Sustentável”
Caeté
Data: 28/08
Horário: 8h30
Escola: Escola Municipal Israel Pinheiro
Endereço: Rua José Pinheiro, 51 – Distrito do Rancho Novo
Data: 28/08
Horário: 13h30
Escola: Escola Municipal Dr. João Pinheiro + Escola Municipal Helena de Barros + Escola Municipal João Monlevade
Local: Cine Teatro de Caeté
Endereço: Praça Dr. João Pinheiro, 160 – Centro
Data: 28/08
Horário: 15h
Escola: Escola Municipal Sirlene de Paula + Escola Municipal Hélio Cerqueira Peixoto + Escola Municipal Dona Maria de Barros + Escola Municipal José Herculano
Local: Cine Teatro de Caeté
Endereço: Praça Dr. João Pinheiro, 160 – Centro
Barão de Cocais
Data: 29/08
Horário: 10h
Escola: Escola Municipal Maria da Glória Tavares Chamonge
Endereço: Rua Joaquim Teodoro Félix, 51 – Mirante da Lagoa
Data: 29/08
Horário: 15h
Escola: Centro Municipal de Educação Nossa Senhora do Rosário
Endereço: Rua Padre Mauro Faria, 134 – Viúva
Santa Bárbara
Data: 30/08
Horários: 8h30, 10h30 e 14h30
Escola: Escola Municipal Marphiza + Escola Municipal Chico Severino
Local: Quadra da Escola Estadual Professora Nhanita/Escola Municipal Cecília Álvares Duarte
Endereço: Praça Santo Amaro, 1322 – Brumal
Itabirito
Data: 31/08
Horário: A confirmar
Escola: Escola Estadual Professor Tibúrcio
Endereço: Rua Rodrigues Silva, 186 – Vila Gonçalo
Data: 31/08
Horário: 14h30
Escola: Escola Municipal de Acuruí
Endereço: Rua Principal, 1550 – Acuruí
Sobre a Jaguar Mining
A Jaguar Mining é uma empresa brasileira, de capital aberto estrangeiro, constituído por ações negociadas na bolsa de valores, com foco na extração de ouro na região do Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) e no desenvolvimento sustentável.
Atualmente, os ativos em operação são o Complexo CCA, que opera a Mina Pilar (Santa Bárbara/MG) e a Planta de Beneficiamento Roça Grande (Caeté/MG) e o Complexo MTL, que opera a Mina Turmalina e a Planta de Beneficiamento (Conceição do Pará/MG).
A Jaguar também é proprietária do Complexo da Mina Paciência (Itabirito/MG), que encontra-se paralisado e em manutenção desde 2012.
Sobre o Teatro Sustentável®
O projeto tem em seu cerne a concepção de ter a Arte do Teatro desempenhando o seu real papel na vida e na formação do ser humano, pois através dela nos tornamos mais sensíveis ao mundo e capazes de entender nossas próprias reações. O Teatro Sustentável® acredita que a arte e a cultura têm fundamental importância para a formação intelectual e social das crianças e jovens, pois proporciona a diversão, reflexão e troca de experiências entre os envolvidos.
O projeto tem em seu método o foco na integração que permite relacionar o cotidiano da criança e do jovem com o seu entorno. Nesse sentido, as crianças e jovens terão atividades em que se desenvolverá a criatividade de maneira participativa e dinâmica durante as apresentações. O método contribui para a ampliação do horizonte cultural, favorecendo o contato com personagens imaginários, dramaturgia, música, poesias, artes plásticas etc., ampliando o interesse pelo teatro e seus aspectos estéticos, emocionais, intelectuais e sociais.
As peças e temas tratados, ajudam a desenvolver no público infantil e juvenil o hábito pelo teatro, deflagrando um movimento de cultura e criatividade em forma de lazer, além de estimular na criança a imaginação, seja para o teatro, para a literatura ou para o fazer da cultura em geral, e assim, é alcançada a formação de público, de um público que hoje são crianças que vão se inspirar, se apaixonar e consumir cultura para o resto de suas vidas, passando isso de geração em geração, e o grande diferencial de nosso projeto é que falamos com as crianças na mesma língua delas, e por isso, conseguimos alcançar estes objetivos propostos.
O Teatro Sustentável® já itinerou por mais de 260 municípios, esteve em mais 1.500 escolas, apresentou 1.938 espetáculos em 18 estados brasileiros, beneficiando um público de mais de 250.000 crianças.