É isso mesmo: Alexandre Mattos irá trabalhar na Inglaterra, um dos melhores países no mundo no tocante ao futebol. A novidade foi externada após a reunião entre o cartola e Pedro Lourenço, gestor de futebol do Cruzeiro. O destino do executivo será o Reading-ING, mas enquanto não recebe o visto de trabalho, ele ajudará a Raposa, voluntariosamente.
Bicampeão brasileiro pelo time azul, em 2013 e 2014, Mattos era visto por Pedro Lourenço como o homem certo para liderar o futebol do Cruzeiro, o que será dura missão de quem assumir. Contudo, não será possível o retorno em definitivo do dirigente.
Desde que deixou o Palmeiras, no fim de 2019, o profissional estava livre no mercado, aguardando propostas.
Segundo André Hernan, repórter do SporTV, a atuação de Alexandre Mattos no Cruzeiro será em torno de 45 dias, até que ele receba o visto de trabalho para agir no futebol europeu.
Atenção: ALEXANDRE MATTOS fechou com REDING, time da segunda divisão da Inglaterra! PORÉM, até iniciar os trabalhos em Londres vai ajudar SEM custos o cruzeiro por 45 dias na transição da diretoria mineira por gratidão! #trCentral
— André Hernan (@andrehernan) January 6, 2020
Fato é que a ida do diretor ao futebol inglês surpreende. Afinal, não é muito comum a presença de brasileiros no comando de clubes do velho continente. Entre os principais, atualmente, é possível destacar Leonardo, ex-Milan e atual PSG, e Edu Gaspar, no Arsenal. Porém, ambos já haviam passado nos clubes anteriormente, como jogadores.
Experiência positiva ao Cruzeiro
Mesmo que voluntariamente e por tempo limitado, a presença do dirigente pode ser positiva para a montagem de elenco do Cruzeiro. Com boa visão de mercado e muitos contatos, Mattos pode ser útil para a Raposa.
Além disso, o time estrelado deve buscar outro profissional para a área.
Reading-ING
O novo clube de Mattos, atualmente, está na Championship, a segunda divisão da Inglaterra, na décima quarta posição. Todavia, nas últimas décadas, teve diversas passagens pela Premier League, elite futebolística nacional.
Ademais, o elenco dos ingleses possui o brasileiro Rafael Cabral, goleiro campeão da Libertadores de 2011, pelo Santos.